Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bezerra recebe 525 exemplares entre livros e revistas

Nesta segunda-feira (17), a Unidade de Informação I da Unoeste fez a entrega de 525 exemplares ao Hospital Bezerra de Menezes. 

A doação segundo a terapeuta ocupacional Ligia Copetti, complementará a campanha de doação e arrecadação de livros e ainda contribuirá para o acervo da biblioteca interna da instituição.

A entrega, realizada pela coordenadora da Rede de Bibliotecas, Regina Liberati Silingovschi, e pela bibliotecária da unidade, Michele Mologni, foi feita a  estagiária Alana Pastorini e aos funcionários Agenor Dalben Filho e Antônio da Silva. 

Foto: Mariana Tavares
Representantes de ambas as instituições no momento da doação, no campus I


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Festa de confraternização

No sábado, 19 de dezembro, o Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente realizou a festa anual de confraternização para os seus colaboradores. Confira as fotos.




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Marcia Regina Siqueira Santos
Função: auxiliar de cozinha
Tempo de serviço: 9 anos

“Aprendi a respeitar as delimitações de cada paciente e amá-los, pois eles são pessoas que necessitam de atenção e ajuda médica. Aprendi também que devemos ter garra para superar nossas dificuldades. Nunca em nove anos de profissão fui agredida por algum paciente ou me faltaram com respeito, posso dizer que mudei meu pensamento diante do tratamento psiquiátrico.”


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sarau solidário beneficia Bezerra pela 2º vez


 Associação Prudentina de Escritores de Presidente Prudente -SP promove neste sábado (15), ás 19h30, o Sarau Solidário, no Centro Cultural Matarazzo.

De acordo com um dos organizadores do evento, o poeta e escritor prudentino, Carlos Freixo e a artesã Iveli Retali de Melo, esses saraus existem desde março de 2010, sendo um por mês. “Todo mês escolhemos uma entidade para beneficiar, o resultado tem sido muito satisfatório para ambos os lados, tanto para nós como artistas, quanto para a entidade beneficiada”, revela o escritor.

O sarau envolverá todos os tipos de artes, música, dança e literatura . O tema do encontro é: “O maior de todos os presentes!”.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mensagem do dia

"Existe somente uma idade para a gente ser feliz,somente uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos."



O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Eliana de Oliveira Martins
Função: auxiliar de enfermagem
Tempo de serviço: novembro de 2011

“Aprendi que devemos sentir o lado pessoal e não só o profissional. As pessoas esquecem dos sentimento e vivem em função da razão. Os pacientes necessitam de uma atenção especial, precisamos procurar entender cada um deles, pois só com amor e respeito dedicados a eles que compreenderemos  o coraçãozinho deles.”


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Facebook

404 CURTIDAS

Em nome de todos os pacientes e funcionários do Hospital Bezerra de Menezes - PP o paciente Pedrão, morador da ATE (Ala de Tratamento Especial), o Recanto dos Velhinhos, tem a satisfação de agradecer a todos que curtiram nossa página, uma vez que ela é disseminadora de conteúdo e que também fomenta a realidade da instituição. Uma página onde você acompanha nossos eventos, atividades e informações relacionadas ao tratamento psiquiátrico.

MUITO OBRIGADO!

Ainda não conhece nossa página? acesse e fique por dentro de todas as novidades e nos ajude a difundir nossas ações.

Acesse agora mesmo; Facebook/ Bezerrademenezes


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mensagem do dia

"Hoje você pode começar algo novo que vai levá-lo muito longe. Inicie algo hoje nem que seja uma mudança. Se você resiste a mudanças tenha ao menos desculpas novas para dar pelo que você deixa de fazer."


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mensagem do dia

           "A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido." (Marxwell Maltz)


O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Maria Isabel Constante
Função: coordenadora da ATE (Ala de Tratamento Especial)
Tempo de serviço: 14 anos

“Devemos tratar todos bem, dar um bom dia, boa tarde, não faz mal a ninguém. Os pacientes ficam tão felizes com estes pequenos gestos de carinho, o que parece ser tão pouco para nós,  para eles  é questão de respeito com o próximo. Quando entrei aqui tinha outro pensamento em questão a construção de um hospital psiquiátrico, nem imagina que teria contato com os pacientes diretamente e, isto é incrível, pois eles são pessoas como nós, têm sentimentos, crenças e necessitam de atenção, afeto, algo que muitas vezes eles não possuem em casa. Venha conhecer o hospital, fale com nossos profissionais, entenda sobre a instituição e sua missão, depois argumente.”


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mensagem do dia

"Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos."   Machado de Assis



O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Guilherme Baptista
Função: psicólogo
tempo de serviço: desde 2008

“Conhecer a pessoa pelo que ela realmente é, pela maneira que ela vive e enxerga a vida, não devemos rotular as pessoas. Cada ser tem seus valores, costumes, crenças. Acho que entender a essência do ser humano é a mensagem principal. As pessoas falam da doença mental sem conhecer, sem ao menos ter o prévio conhecimento sobre a patologia. Aqui no Bezerra nosso tratamento é diferenciado, em se tratando do SUS, nós temos nossas próprias equipes multidisciplinares, uma boa infraestrutura e um tratamento humanizado.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bezerra recebe verba para aquisição de ambulância

Na terça-feira (26/11) a Associação Assistencial Bezerra de Menezes, mantenedora do Hospital Psiquiátrico de Presidente Prudente, representada pelo seu presidente, Walter Ricci, e o diretor do Hospital Psiquiátrico Bezerra, Mauro Galhiane, estiveram presentes com o Deputado Ed Thomas, no Palácio dos Bandeirantes, para a assinatura do convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, da emenda parlamentar, no valor de R$ 89.000,00, para aquisição de uma ambulância para o hospital. Sendo que o veículo que era utilizado pelo hospital no transporte de seus pacientes era uma "Belina 78". 

Palácio dos bandeirantes em São Paulo

"Estou muito feliz de Deus ter abençoado e possibilitado esta conquista, no futura próximo este veículo estará agregando mais qualidade no atendimento aos nossos pacientes", argumenta Mauro.

Mauro, Walter e Ed Tomas



terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Manoel Pedro da Silva
Idade: 71 anos
Tempo de serviço: desde 1975
Função: encarregado de obras

“Reconhecer a doença é o primeiro passo para o tratamento e aceitar  ajuda é o principal e essa ajuda, além do apoio familiar, vem do Bezerra. Quando vejo os pacientes percebo que eles não são diferentes de mim ou de você, são pessoas que necessitam de cuidados, atenção, carinho e principalmente respeito. Sabe o que eu diria para quem tem preconceito  sobre a saúde mental? Louco é você que fala sem saber e nem entender o que é a doença.”


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra


Nome: Maria Helena Queiroz
Função: coordenadora de produção
Tempo de estágio: 31 anos

“Conviver é respeitar as diferenças, exercitar o respeito, a paciência, a tolerância e a compreensão. Não apenas com os pacientes, mas com todos os colegas de trabalho.”


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O que eu aprendi Bezerra

Nome: Isabel Cristina Rodrigues Lourenço Santelo
Função: assistente social
tempo de trabalho: 17 anos

“Aprendi que todos somos seres humanos, temos sentimentos, vontades, cresças e que acima tudo fomos feitos para se transformar, mudar o rumo de nossas vidas, começar de novo. Todos têm essa chance, só basta você querer! E para aquelas pessoas, por algum motivo especial, no caso a ignorância, possuem preconceito em relação ao tratamento psiquiátrico, estude, conheça um pouco pelo menos, entendam, depois critiquem.


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bezerra participa da Expodefic

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes participa pela 4 vez da 12ª edição da Exposição dos Trabalhos das Pessoas com Deficiência (Expodefic) de Presidente Prudente-SP. O evento, que neste ano traz o slogan ‘A Arte Comprova a Capacidade’, será na Praça 9 de Julho, das 8h30 às 16h. 


De acordo com a coordenadora do evento, Sônia Aparecida Costa Vilela, a Expodefic tem como objetivo mostrar que as pessoas com deficiência são capazes de produzir artesanatos e desenvolver talentos como qualquer outra. “É uma forma de incentivar, revelar, valorizar e divulgar o trabalho realizado por pessoas com deficiência e de entidades ligadas à mesma temática, favorecendo a diminuição da discriminação e promovendo a inclusão social”, afirma.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Amanda Azzolini Volnistem
Função: estagiária de serviço social
Idade: 20 anos
Tempo de estágio: 8 meses


“Neste tempo que me dediquei ao estágio pude aprender a ser mais humana, pude compreender a importância de dedicar o meu tempo a outras pessoas e ver como isso é gratificante, pessoalmente e profissionalmente. Por vezes uma atitude que parece pequena para nós, pode ser valiosa para os outros!.”

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra


Nome:  Roseli Rodrigues Vilela
Idade: 36 anos
Tempo de serviço: desde 2001
Função: monitora de TO (Terapia Ocupacional)

“Aprendi que ter amor pelo próximo é o primeiro passo para felicidade, a alegria que eu tinha em minha vida aumentou gradativamente ao passo que comecei a trabalhar aqui. Poder doar meu tempo e meu carinho aos pacientes é fruto de grande recompensa. Aprendi a valorizar mais a vida e as coisas simples que ela proporciona. Para definir em poucas palavras o que sinto no meu trabalho são: afeto, respeito, compreensão, companheirismo, caridade, educação. Fico triste quando é feriado, pois sei que é um dia a menos que vou poder ficar com eles.”

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Luciana Pereira Lima
Idade: 33 anos
Tempo de serviço: desde junho de 2011
Função: auxiliar de limpeza


“O hospital para mim é minha segunda casa, metade do meu tempo eu passo aqui e,  me sinto bem trabalhando,  sempre tive contato com os pacientes e eles nunca me faltaram com o respeito e sim com  afetividade e consideração . Muitos lá fora acham que o Bezerra é apenas um hospital de louco, se enganam, pois aqui a camisa de força é trocada por: um bom dia, tudo bem com você? "

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Antônio Bargas Molina
Idade: 55 anos
Tempo de serviço: desde 1977
Função: coordenador de manutenção



“Tenho para mim que a instituição Bezerra de Menezes é ciclo de vida, pois temos a creche, o hospital e recanto, todas as idades precisando de atenção e cuidados. Creio também que nada na vida é por acaso, eu estou aqui trabalhando no Bezerra a partir de uma missão e, essa missão é cumprida a cada dia. Nós somos pais, mães, filhos, tios, avós, todos unidos por uma única missão: de prestar atendimento especializado na área da saúde, praticando a filantropia e a beneficência nos seus mais variados aspectos, fundamentados no lema “Amor e caridade.”

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Wilson Severino do Carmo
Idade: 62 anos
Tempo de serviço: 23 anos
Função: motorista



“Não devemos olhar para os nossos pacientes com os olhos do preconceito, devemos ter respeito e compaixão com eles. Já tive muitos conhecidos que foram internados aqui, nunca sabemos quando vamos precisar, né?”

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra


Nome: Maria de Fátima Rodrigues Fernandes
Função: coordenadora de serviços gerais
Tempo de serviço: 14 anos

“Acho que não devemos ver o emprego aqui no Bezerra apenas como uma fonte de renda e sim como um exemplo de perspectiva e aprendizado. Com certeza me tornei uma pessoa melhor que sabe olhar as pessoas com respeito e dignidade.”


O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Renato Siviero
Idade: 23anos
Função: monitor de atividades físicas
Tempo de serviço: 4 anos e meio


“Aprendi que não devemos julgar pelo patologia ou vício da pessoa. São seres humanos como e você, que necessitam de carinho e atenção. O contato que tenho com os pacientes é valioso e também um exemplo de motivação para mim.”

“Meu trabalho aqui me proporcionou uma visão mais humana a respeito da saúde mental, me fez entender corretamente o que a doença, e eu deixo um recado para aqueles que não compreendem ou apenas preferem basear sua opinião a partir de filmes estereotipados: primeiro venha conhecer as instalações do hospital, converse com os médicos, os técnicos, troque opiniões, tire dúvidas com os psicólogas e psiquiatras, depois você pode refletir e, assim caso queira, mude sua opinião refutável.”

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Hospital Psiquiátrico lança campanha de incentivo à leitura

Alana Pastorini
Doe um livro você também

Em alusão ao Dia Nacional do livro, comemorado em 29 de outubro, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente preparou uma campanha de incentivo à leitura, que disponibilizará livros aos pacientes, funcionários, familiares e quem tiver interesse em compartilhar conhecimento.

A terapeuta ocupacional Ligia Copetti, responsável pela ação, comenta que está prática é uma forma de promover e universalizar a leitura.

“Queremos estimular o hábito da leitura entre nossos colaboradores, familiares e pacientes, argumentando que o universo dos livros é um caminho fundamental , pois amplia o acesso ao conhecimento”, diz. 

Ligia ainda explica que os livros disponíveis são todos frutos de doação e que os interessados podem trazer obras para troca, ou apenas fazer empréstimo.

cerca de 150 livros estão disponíveis à doação
“Quem tiver livros em casa, por favor, colabore conosco e ajude a partilhar a informação”, expõe a terapeuta. As doações podem ser encaminhadas para o setor de Terapia Ocupacional.


Mais informações:
(18) 3902-2111 - Falar com Ligia Copetti



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

37 anos dedicados ao próximo

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente está em clima de festa pelos seus 37 anos, comemorado no dia 25 de outubro, e dividiu sua alegria com os seus pacientes e familiares.

Desde segunda-feira (22) , a instituição promoveu várias atrações, e aqui no blog você confere as fotos dos cinco dias de eventos.

Segunda-Feira (22):





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bezerra comemora 37 anos


Alana Pastorini

O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente comemora em 2012, 37 anos de história. E para elucidar a data, a instituição promove esta semana de 22 a 27 de outubro várias atividades.

Hoje (22), um dos idealizadores do hospital, Pedro Tacacci, prestou homenagens, contou sobre a construção da instituição, os desafios e as conquistas. Ainda na parte da manhã, um grupo de samba, composto pelos próprios pacientes, realizaram apresentação especial. Na parte da tarde, às 13h00, se apresenta o Coral Amélia Bazan, formado pelos voluntários da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, regido pela maestrina Ana Rita Chizzolini.
pacientes formam grupo de samba, Os Samba Menezes

Emoção e recordação, Michelle Medeiros Lima Salione e Pedro Tacacci

Na terça-feira, ocorre o Dia da Família Especial, com sorteios de brindes, ginástica laboral e apresentação do grupo Samba Menezes. Às 13h00, será exibido o filme Cartas para Deus. A obra dos diretores, David Nixon e Patrick Doughite é uma narrativa baseada em história real.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Sandra Regi Crivelari
Idade: 51 anos
Função: técnica de segurança do trabalho
Tempo de serviço: 13 anos

“Respeitar o próximo é dever de todos. Igualdade é uma questão chave no exercício da empatia. Eu sempre tento me colocar nos limites e dificuldades do próximo. Aqui, todos formamos uma família, trabalhar no Bezerra não é apenas um ato mecânico, é forma de expressar compaixão e sentimentos. Os paciente te chamam pelo nome, te cumprimenta todos os dias. Aprendi em 13 anos de Bezerra que: doença mental, tratamento psiquiátrico não escolhe cor, credo ou classe social, e saber lidar com essa patologia é um exercício pleno de reflexão.”

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Jucimara Pinto de Campos
Função: auxiliar de to
Tempo de serviço: 8 anos
Idade: 48 anos

“Aquilo que se faz com amor está além do bem e do mal. O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se recebe.” Nestes oito anos de Bezerra sempre procurei tratar todos os pacientes igualmente, respeitando suas limitações. Estou sempre pronta ouvi-los e respeita-los. Tornei-me assim, uma pessoa melhor, pois aprendo a cada dia com eles.”


terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra


Nome: Aline Campos
Função: assistente social

“Todo mundo por ser grande, porque todo mundo poder servir. Você não precisa sabe concordar o sujeito com o verbo para servir. Só precisa de um coração cheio de graça e de uma alma gerada pelo amor.” Martin Luther King


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Nome: Marcos Constante
Idade: 26 anos
Função: monitor de TO (Terapia ocupacional)
Tempo de serviço: 2 anos e 8 meses

“Sempre digo que amar o próximo é um tarefa tão simples, mas que muitos deixam de lado pois, é mais fácil não amar, não gostar, não sentir compaixão pelos outros. Aprendi que devo sempre olhar para mim mesmo antes de julgar alguém. Afinal, poderia eu estar internado aqui, nunca saberemos o dia de amanhã. E poder ajudar o próximo me traz conforto emocional e espiritual.”



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Depressão é tema de palestra

Alana Pastorini

Nesta terça-feira, (02/09), o médico e residente do último ano de psiquiatria, kaled El Sahli, ministrou uma palestra sobre: depressão, sinais e sintomas, no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes em Presidente Prudente.

No encontro, o profissional expôs sobre como identificar os primeiros sintomas na pessoa em depressão.

“As queixas comuns de um paciente com quadro de depressão são: tristeza, redução de energia, fadiga, mal estar, apatia, dificuldade em terminar tarefas, mau desempenho escolar e no trabalho, pouca motivação para desenvolver novos projetos e irritabilidade”, argumenta Kaled.
Ele salienta que a família deve sempre prestar atenção nestes sintomas, e procurar um profissional é o mais adequado.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Alana Pastorini

Nome: Natalino de Souza
Idade: 54 anos
Tempo de serviço: 5 anos
Função: serviços gerais, manutenção da horta

“Trabalhar em uma instituição que presta serviços à sociedade é garantia de grande aprendizado. Eu admiro o trabalho realizado aqui dentro, os pacientes não se sentem presos, e eles têm bastante lugar para caminhar, se exercitar. O hospital proporciona várias atividades para a recuperação deles”.


Só que lidar com o preconceito não é fácil: “as pessoas devem entender que esses pacientes são seres humanos igual a gente, podia até mesmo ser um filho meu ou seu. Devemos compreender primeiro o que é o tratamento psiquiátrico, para depois expor nossa opinião”, revela Natalino.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que eu aprendi no Bezerra

Alana Pastorini

Durante um mês, os funcionários do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente participarão de um novo quadro: “O que eu aprendi no Bezerra”, onde os mesmos serão entrevistados,  evidenciando o que aprenderam  na instituição. A primeira personagem é a auxiliar de TO (Terapia Ocupacional), Cássia Regina Campos.

Nome: Cássia Regina Campos
Idade: 42 anos
Função: auxiliar de TO

“Aprendi que devemos estar preparados fisicamente e psicologicamente para cuidar dos nossos pacientes. Olhar para eles com os olhos do coração, pois eles precisam ter confiança no nosso trabalho. E, é a partir do carinho, amor, dedicação e respeito que vamos ter reciprocidade, teremos a consideração de volta”.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Aniversariantes do mês:

Nome: Rosana de Cassia Testa Lopes
Função: assistente de almoxarifado
Tempo de serviço:  21 anos
Data de nascimento: 03/10
Lazer: caminhar
Sonho: ganhar na Mega Sena
Defina em uma palavra seu trabalho dentro da instituição:  crescimento pessoal


Nome: Nelson Da Silva Fogaça
Função: gerente de RH
Tempo de serviço: 36 anos
Data de nascimento: 02/10
Lazer: praticar atividades físicas e ir a academia 
Sonho: ter paz de espírito
Defina em uma palavra seu trabalho dentro da instituição: realização profissional


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fotos da Semana do Idoso

A Semana do Idoso ocorreu  entre os dias 24 a 29 de setembro, e o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promoveu uma semana com várias atividades, como: palestras, apresentação de peças de teatro, baile e passeio extra-hospitalar no pesqueiro, para os pacientes moradores.

Confira nossas fotos:




segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aniversariante do mês:


Aniversariante do mês:
Nome: Roseli Vilela
Função: monitora de TO da Ate (Ala de Tratamento Especial)
Data de nascimento:22/09
Lazer: sentar na varanda de casa de admirar a paisagem
Sonho: ser uma pessoa realizada pessoalmente e profissionalmente
Defina em uma palavra o seu trabalho dentro do Bezerra: amor




Nome:Marcos Constante
Data de nascimento: 20/09
Função: monitor de TO
Lazer: jogar bola
Sonho: constituir uma família
defina em uma palavra o seu trabalho dentro da instituição:
"Amarás o prómixo como a ti mesmo" (Mt-22.39)