Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Hospital conscientiza sobre a lavagem das mãos


A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promove nesta terça (07/05), às 8h30, palestra sobre a conscientização e importância da higienização das mãos. Logo após, serão pregados cartazes fornecidos pela Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente. O evento é voltado aos colaboradores.

Apesar de parecer simples o ato de lavar as mãos é muito importante, pois é a forma mais eficaz e mais barata de combate de doenças. Segundo Mayla Goulart, enfermeira e responsável pela Ala de Tratamento Especial (ATE), a preocupação com a higiene das mãos deve se tornar um hábito. “As transmissões de doenças podem acontecer em qualquer ambiente, não só no hospitalar, mas também nas relações diárias, e remetem diretamente aos hábitos que desde pequenos fomos ensinados pela mãe, quando diz que é necessário lavar ás mãos antes de comer”.

Existem duas datas importantes sobre a lavagem correta das mãos no ano. O dia 05 de maio foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é voltada mais aos profissionais da área. E 15 de outubro é conhecido como o Dia Mundial de Lavagem das Mãos e ocorre em mais de 60 países e têm a atenção voltada mais ao publico infantil.

ORIGEM
Esse cuidado remota o século 19. A lavagem das mãos foi criada como medida de controle de doenças desde 1847, quando o médico Ignaz Semmelweis, verificou uma relação direta da higienização com a saúde dos pacientes. 

Vídeo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ensina passo a passo como higienizar às mãos corretamente:



Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Pres. Prudente-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário