segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia Mundial sem Tabaco mobiliza hospital

Alana Pastorini

Na quinta-feira (31), no Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Presidente Prudente promoveu uma palestra para comemorar a data. Na ocasião, o palestrante, médico pneumologista e diretor da DRS-XI (Diretoria Regional de Saúde), Paulo Roberto Mázaro, pontuou sobre os malefícios do uso da nicotina, suas consequências e tratamento. O encontro reuniu pacientes e funcionários.

De acordo com o pneumologista, o cigarro pode causar câncer de garganta, língua, traqueia e pulmão. Ele reforça que, as pessoas que mascam fumo também estão propensas a desenvolver câncer oral e de estômago. Mázaro, alerta que o uso da nicotina diminui o bom colesterol e aumenta o ruim.
Cerca de 50 pessoas, entre pacientes e funcionários, participaram do encontro

“Quem fuma prejudica seu corpo por inteiro, pois o cigarro atinge todo o organismo, causa dependência química, psíquica, além de diminuir sua capacidade física, e não podemos esquecer que o cigarro causa o envelhecimento precoce da pele”, afirma.

O pneumologista explica ainda que a nicotina pode causar enfisema pulmonar, doenças respiratórias e impotência sexual.

O paciente. S. S. (que preferiu não ser identificado), 44 anos, conta que fumava há 20 anos, mas com muito apoio conseguiu parar. “Estou há 75 dias sem fumar, isto é uma vitória, pois toda vez eu consegui parar apenas por uma semana, mas agora é diferente, até o cheiro do cigarro me incomoda”.

Como no caso acima, o apoio e a força de vontade são primordiais para uma boa recuperação. Parar é preciso e necessário”, afirma o pneumologista.