Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Horta terapêutica é adotada no Bezerra

           
Paciente faz a retirada de "ervas daninhas"
 Cuidar de hortaliças parece simples, mas no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente a atividade é levada a sério e é usada como uma forma de tratamento.

            A Horta Terapêutica é uma atividade auxiliar que ajuda na recuperação de pacientes com algum tipo de transtorno, deficiência intelectual ou dependência química.  Os pacientes, com supervisão, ficam responsáveis por plantar, colher e conservar limpo os canteiros.

            As atividades na horta trazem diversos benefícios. Segundo a terapeuta ocupacional, Ligia Sanches Copetti, entre eles, é possível notar considerável melhora na organização, responsabilidade, interação e compromisso dos pacientes que participam. “A atividade tem como objetivo direcionar a energia psíquica e motora dos pacientes, eles ficam mais calmos e isso melhora o bem estar”, afirma.

Horta Terapêutica do hospital psiquiátrico
            O resultado vai além do benefício psicológico, está presente na melhoria da alimentação, pois as verduras livres de agrotóxicos são direcionadas à cozinha e se tornam alimentos para o consumo dos próprios pacientes. “Quando em excesso é realizada uma pequena feirinha para a venda aos colaboradores e familiares a um valor simbólico”, diz Copetti.



            Um dos pacientes, Edilson, 40 – identidade reservada - afirma que durante todas as cerca de cinco internações ficou na horta. “Gosto dessa atividade, me sinto bem, além disso, me acostumei com os monitores, eles são muito atenciosos”, declara.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário