sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia Mundial Sem Tabaco reforça a luta contra o vício

O médico psiquiátrica, Heliomar Pavão, e pacientes em palestra
Hoje (31), é o Dia Mundial Sem Tabaco, data tem por objetivo lembrar ás pessoas dos malefícios da dependência, como também incentivar o fim do seu consumo.

São mais de 50 doenças relacionadas ao uso do cigarro. Embora existam leis que buscam a diminuição dos números a Organização Mundial da Saúde diz que 5,6 milhões de pessoas morrem por ano, ou 10 a cada minuto, por causa do cigarro e seus efeitos. 

A luta contra dependência é constante. Segundo o médico psiquiatra, Heliomar Pavão, embora leis mais rígidas tenham diminuído o consumo em alguns países, existem interesses econômicos que impedem esse avanço, principalmente em países menos desenvolvidos.

Nesta manhã o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, que também atua com o tratamento da dependência química, promoveu uma palestra para cerca de 30 pacientes. Pavão lembrou que a dependência está ligada tanto a fatores químicos como psíquicos. “Irritação, inquietação, tristeza e dificuldade de concentração são alguns exemplos. Os pacientes precisam reconhecer que o tabagismo é uma doença e que nenhum tratamento funcionará sem a vontade deles”.

Alguns pacientes contaram um pouco de suas experiências com o cigarro. Um deles chegou a dizer que aos 12 anos de idade começou a fumar escondido dos pais, e hoje com 59 ainda luta contra o vício.


No fim da palestra a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, deixou a mensagem. “Por que não parar de fumar a partir desta data?”.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

Bezerra inicia ensaios da quadrilha

     
Bonecos feitos pelos pacientes no ano passado (2012)
Foto: Arquivo/Alana Pastorini
Iniciou na segunda-feira (27), os ensaios para a quadrilha do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Todos os colaboradores e pacientes estão convidados para participar.

Serão realizados  os ensaios diariamente em dois horários, no Salão da Terapia Ocupacional (T.O). Segundo a terapeuta ocupacional, Karina Borges, serão dois horários, um ás 10h e o outro ás 15h para atender os dois períodos (manhã e tarde).

A festa junina está programada para o dia 25, às 13h30. No Recanto (Ala de Tratamento Especial), a festa será comemorada no dia 27/06, no mesmo horário.  

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hospital Bezerra participa do Dia do Desafio


O Dia do Desafio também agitou os pacientes do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, com dança e alongamento na manhã de hoje (29).

Cerca de 150 pacientes participaram. As terapeutas ocupacionais e a fisioterapeuta, Solange Nobresa, puderam fazer os quinze minutos necessários para garantir a participação e lembrar os pacientes da importância de atividades físicas.

As empresas e entidades puderam se mobilizar para a atividade. Neste ano, a cidade de Presidente Prudente concorre com a cidade de Giradort, na Colômbia.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

Hospital recebe doação de concurso

A terapeuta ocupacional Valeria,  a gerente do estúdio, Katia
(no centro) e a nutricionista Maria Aline na entrega da doação 
O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes recebeu na manhã de hoje (29), a doação de cerca de 100 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados a partir de um concurso de modelos.

A H3 Brasil promoveu entre os dias primeiro de março até trinta de abril  o Concurso Garota H3 Teen. Para se inscrever era necessária a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Segundo a gerente de estúdio, Kátia Yumi, mais dois concursos serão realizados com mais doações e entidades beneficiadas. “A gente tenta ajudar de alguma forma e pretendemos continuar fazendo isso”.

As doações de alimentos representam cerca de 50 por cento das necessidades do hospital. A nutricionista, Maria Aline, ficou muito contente com a doação. “As doações são muito importantes para nós”.

São servidos diariamente no hospital cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, café da tarde, janta e ceia, o que representa em média 1.200 pratos diários e mais 37 mil refeições por mês.

A escolha da entidade foi feita pelos internautas em votação na página da H3 Brasil no Facebook entre os dias 17 a 25, deste mês. O hospital concorreu com outras duas entidades, recebendo 320 votos.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pacientes fazem compras em shopping

Francisco, paciente da Ala de Tratamento Especial, escolhendo peças de roupa
Na manhã de hoje (28), 14 pacientes do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes realizaram compras e almoço em um shopping de Prudente.

A atividade busca a socialização e autonomia dos pacientes há cerca de cinco anos, sendo feita uma vez a cada seis meses. 

Uma equipe de cinco profissionais acompanharam os pacientes. Miriam Inkis, operadora de caixa, diz que é a primeira vez que participa, como  vendedora  achou muito interessante a atenção e paciência dos colaboradores.

Quem atende e conhece o trabalho realizado elogia. Paulo Sergio, gerente da loja, onde há dez anos é realizada a compra de roupas, diz que antes não imaginava que um trabalho como esse era realizado. “Toda vez que eu visito a entidade saio uma pessoa melhor, é uma lição, nossos problemas não são nada perto do deles”.

É notável o entusiasmo e alegria nos rostos dos pacientes. A frase de Francisco define bem o sentimento. “Eu estou muito feliz com o passeio, quando vamos de novo?”

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hospital promove passeio no shopping



 Atividades buscam a inclusão social dos pacientes e
desenvolvimento de sua autonomia
O Hospital Bezerra de Menezes promoverá na terça (28), ás 10h, compras no Prudente Parque Shopping com cerca de dez pacientes. O passeio faz parte dos projetos de humanização e socialização dos residentes.

Uma das atividades, além da compra de roupas é um almoço, na praça de alimentação.  Segundo a assistente social, Aline Campos, a socialização busca fortalecer a participação dos pacientes na sociedade e promover a qualidade de vida.

Os passeios dão resultados diretos no tratamento. Segundo a psicóloga Mari Angela, a atividade busca resgatar a autoestima e interação dos pacientes. “Antigamente os tratamentos eram muito fechados, os pacientes perdiam o contato social, só que eles são cidadãos e devem ser tratados em sua individualidade”.

Algumas das atividades desenvolvidas pelo hospital são bailes comemorativos, visitas ao pesqueiro, Cidade da Criança, Festas Juninas, e até mesmo compras como será realizado na próxima terça-feira.

Os recursos para essas ações são do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS), destinado aos pacientes com deficiência que não tem condições de prover a sua manutenção.

Os pacientes são do Recanto dos Velhinhos como é conhecida a Ala de Tratamento Especial e também da Ala Branca, que abriga pessoas que moram na entidade, em média 90 pacientes. Essas atividades possibilitam uma vida mais digna aos pacientes.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

terça-feira, 21 de maio de 2013

Chá beneficente reúne voluntários, parentes e amigos



Chá Beneficente teve mais de 400 convites vendidos 

No domingo (19), a Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes promoveu um Chá Beneficente. O evento que está em sua 11ª edição teve mais de 400 convites vendidos.

Muitos voluntários participaram, entre eles, Valdemar Massuia. “Fico satisfeito em colaborar com a associação, que mantém um trabalho que ajuda tantas pessoas”.

Outros, reúnem a família e os amigos, como é o caso de Maria Cleuza, Soeli Bittencourt e Marli Faiva. “A gente participa sempre dos bingos da associação”.

Leandra Pereira é auxiliar de enfermagem e colaboradora do hospital, que também é mantido pela associação. Ela ganhou um mix e uma bandeja que compartilhou com a amiga Maria de Fátima. “Eu sempre venho, a Leandra é a primeira vez”.

Segundo o primeiro secretário da entidade, Dagoberto Costa, tudo transcorreu bem. “Foram bons prêmios, e os resultados foram satisfatórios”.

A instituição está preparando um próximo evento para o mês de agosto, a Noite Italiana, que deverá acontecer no dia 02.

O chá ocorre duas vezes por ano. Foram vários prêmios sorteados, entre eles uma bicicleta, fogão, cafeteira, e até mesmo um violão.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente )

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Hospital recebe doação de livros


A diretora clínica, Michelle Salioni, e alguns dos livros doados
O Hospital Bezerra de Menezes recebeu na manhã de hoje (16), doação de mais de 30 livros. Os materiais recebidos farão parte do acervo da biblioteca da entidade.
Livros são fonte inestimável de conhecimento. 


A diretora clínica, Michelle Salioni, foi conferir pessoalmente.  Entre algumas das obras recebidas estão clássicos da literatura brasileira, como é o caso do livro: Dom Casmurro, Memórias de um sargento em milícias e de escritores como Clarice Lispector e Érico Veríssimo.


O primeiro contato foi feito a partir da rede social da instituição no Facebook. A doadora Jussara Pereira, disse que gosta de contribuir.

O hospital possui uma biblioteca para os pacientes. Ligia Copetti, terapeuta ocupacional, fará a organização e catalogação das obras. Segundo ela na sala de espera é possível ler, levar para a casa e devolver ou trazer outro livro para compartilhar. 



Quem quiser ajudar neste trabalho pode entrar em contato a partir do telefone (18) 3902-2111 ou a pelo e-mail bezerrademenezes@stetnet.com.br e até mesmo nas redes sociais, Facebook e Twitter.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibiliza pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conheça as Assistentes Sociais do Bezerra

Assistentes sociais Aline Campos (a esquerda), Tassiany Maressa e Isabel Santaelo
Hoje é o Dia do Assistente Social. No Hospital Bezerra de Menezes existem três destas profissionais que com muita dedicação acompanham os pacientes.

Isabel Santaelo é assistente social e atua na entidade a mais de 13 anos. Santaelo conheceu a profissão quando pequena, enquanto acompanhava a mãe na LBA (Legião Brasileira da Assistência), hoje extinta. Segundo ela o trabalho no hospital está voltado ao paciente. “Buscamos tentar resolver problemas sociais tanto dos pacientes quanto das famílias, percebendo sua realidade e objetivando melhorar a sua qualidade de vida.”

Outras encontram no hospital um ambiente de aprendizado. Lilian Barbosa é estagiária há três meses, ela está no oitavo termo de Serviço Social da Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente). O estágio para ela é uma forma complementar aos conhecimentos teóricos. “É o melhor estágio que eu fiz até hoje”.


A assistência social é uma área multidisciplinar. Tassiany Maressa é assistente social do hospital, além de possuir pós graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Unesp e atuar na área de educação. A escolha da profissão, de acordo com ela esteve muito ligada ao seu senso de justiça. “Penso nas desigualdades sociais, pois a profissão luta pelos direitos da população”.


A atuação dos profissionais é abrangente. Os formandos podem atuar em organizações privadas, no serviço público ou de terceiro setor, como é o caso do Bezerra. Perguntada sobre o motivo de escolher a área da Saúde Mental, Tassiany diz: “Nunca pensei em trabalhar com a psiquiatria. Hoje sou apaixonada e venho trabalhar com amor”.

Aline Campos trabalha a seis anos no hospital, anteriormente era recepcionista, mas quando surgiu a oportunidade começou a trabalhar como assistente social. Além de trabalhar em uma das quatro equipes, ela atua também no Recanto dos Velhinhos, como é conhecida a Ala de Tratamento Especial, e atende em média cerca de 90 pacientes residentes. “A gente abraça aquilo que a sociedade descarta”.

Profissionais como as assistentes sociais torna o trabalho viável. E é com dedicação e amor de profissionais como estes que são possíveis o tratamento e recuperação dos pacientes. 


Por: Cleber Benvindo(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Semana da enfermagem tem palestra em Prudente



A enfermeira Mayla Goulart em uma de suas palestras 
Será realizada amanhã (15), ás 14 h, na sede do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo de Presidente Prudente, palestra sobre “A Consciência da Enfermagem no Cuidar do Paciente Crônico”.

O evento ocorre em todo o Estado. O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente será representado pela enfermeira Mayla Goulart. Além dela, estão convidadas as enfermeiras Adelina Maria do Carmo e a Ronivania Jenuario Silva.

Segundo o site do COREN-SP, o evento em Presidente Prudente é voltado apenas a estudantes ou profissionais da área. Para participar é necessário se inscrever no site: http://portal.coren-sp.gov.br. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato no telefone: (18) 3221 6927.
O COREN-SP de Presidente Prudente fica localizado na Av. Washington Luiz, N°300, Centro.

ORIGEM
A Semana da Enfermagem ocorre desde 1960 e tem como objetivo celebrar o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hospital promove Dia da Família


Foto de atividade realizada no ano passado (2012) / Arquivo


O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promoverá amanhã (14) o Dia da Família. Estão convidadas famílias que têm pacientes internados na entidade.

O evento, que acontece há três anos, será realizado, às 9h, no hospital. Segundo Ligia Copetti, o Dia da Família já se tornou um marco para a entidade. “Ele busca o envolvimento dos familiares no tratamento, além de manter o vínculo familiar e interação entre pacientes e colaboradores”.

Serão realizadas entre outras atividades, dinâmicas em grupo e um lanche. Além disso, haverá sorteio de brindes.


Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Asessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

domingo, 12 de maio de 2013

Mães de pacientes, exemplos de dedicação


O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente é feito de diversos profissionais, em especial de mães, daquelas que diariamente trabalham na instituição, mas também das que acompanham seus filhos em tratamento.

Teresa Pereira,  viaja cerca de três horas para visitar o filho todas as semanas
Algumas delas viajam horas. Teresa Pereira é mãe de dez filhos, um deles está internado no hospital. Ela mora em Panorama e acordou às 4h15, viaja cerca de três horas para estar com seu filho. “É cansativo, mas eu nunca vou desistir deles”.       Segundo ela o maior presente do Dia das Mães é ter o abraço de seus filhos, que mesmo distantes vem visitar, e lembra que não tem notícia de uma de suas filhas a vários anos. “A última notícia que eu tive dela é que estava em Americana”, diz.
Algumas dedicam anos. Dalva Rodrigues mora em Martinópolis, luta a mais de dez anos pelo filho. “O maior presente da minha vida seria a liberdade dele das drogas” conclui.

Dalva e Cristiane Rodrigues, mãe e filha 
Coração de mãe sempre cabe mais um. A prova disso é Pedrina Dias e Faustina Morreira vieram para visitar o vizinho em tratamento contra a dependência química. “Para nós ele é um membro da família”.

São muitas histórias para compartilhar, mas todas tem algo em comum, para a maioria das mães o maior presente é o sucesso de seus próprios filhos e a falta de dedicação e carinho não é um problema.

Faustina Moreira, Pedrina Dias e Claudia Vieira, elas também trouxeram suas filhas


Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Especial Dia das Mães

Família da colaboradora Isabel Santaelo, reunida para foto
"Mãe, obrigada por sempre nos ensinar, nos aconselhar com carinho, amamos ouvir suas histórias e ver seu sorriso, é o que nos torna feliz também. Obrigada por ser nosso exemplo, por sempre nos colocar no seu colo e limpar nossas lagrimas, por mostrar que tudo é possível, por nos fazer acreditar, que estamos nesta Terra para vencermos, que as dificuldades vem sim, mas que elas servem para nos moldar e nos ensinar a ser pessoas melhores. Obrigada por nos ensinar que Família é o bem mas importante que existe e fazer com que um dia sejamos uma Família Eterna!  Nós te Amamos muitoooo...
Suas Meninas: Nathália, Amanda e Beatriz." 


(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes)

Reunião busca firmar parcerias com CAPS

A diretora clínica Michelle Salione, assistentes sociais e representes dos CAPS

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente realizou, na manhã da quarta-feira (8/05), reunião com representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de toda a região. O objetivo é firmar parcerias e aumentar o diálogo entre as entidades.
São mais de 44 cidades atendidas pelo hospital. Foram convidadas representantes, além de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Martinópolis, Dracena, Pirapozinho, Rancharia e Regente Feijó.

O encontro foi promissor. Segundo Silvana Henrique, terapeuta ocupacional da unidade de Dracena, o encontro propiciou uma visão mais específica da realidade local, muitas vezes diferentes dos grandes centros. “Acredito que tenha que acontecer, mais vezes, encontros desse tipo”.

Um dos assuntos debatidos foi a participação do hospital em campanhas antitabagismo. Além da diretora clínica, Michelle Salione, também estiveram presentes o psicólogo Guilherme Simonsem, e as assistentes sociais Aline Campos, Isabel Santelo e Tassiany Maressa.

No final, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho que é realizado no hospital. Logo após, participara, de um café da manhã.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Hospital é representado no 22º Congresso da FEHOSP


Arte FEHOSP

Iniciou hoje (07/05), na cidade de Campinas, o 22º Congresso da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) com o tema: "SUStentabilidade com o SUS – Nosso grande desafio".

O Hospital Bezerra de Menezes de Pres. Prudente está sendo representado. O diretor administrativo Mauro Galhiane, está participando do evento, ele também faz parte da comissão científica e é coordenador da Saúde Mental da FEHOSP.

Foram diversas etapas e reuniões antes do congresso. O objetivo das reuniões, além da preparação para o evento, foi capacitar os integrantes a partir de um Programa de Incentivo à Transformação para os Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo.

O congresso vai até o dia 10. Segundo informações da FEHOSP, o evento já bateu recorde de público com mais de 500 inscritos nos próximos dias. Haverá mesas redondas para debater tendências e alternativas para o setor e estratégias para gestão. "O objetivo da FEHOSP, com este congresso, é estimular a participação da cadeia produtiva da Saúde, buscando desenhar o futuro do setor hospitalar, propondo soluções para os problemas e estratégias para a gestão."

Um evento de repercussão nacional.  Diversas autoridades participarão do evento, entre eles está o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckimin. A rede filantrópica corresponde a 62% dos hospitais e a 33 mil leitos, dos 65 mil existentes no Estado. 

Por: Cleber Benvindo(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Hospital conscientiza sobre a lavagem das mãos


A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promove nesta terça (07/05), às 8h30, palestra sobre a conscientização e importância da higienização das mãos. Logo após, serão pregados cartazes fornecidos pela Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente. O evento é voltado aos colaboradores.

Apesar de parecer simples o ato de lavar as mãos é muito importante, pois é a forma mais eficaz e mais barata de combate de doenças. Segundo Mayla Goulart, enfermeira e responsável pela Ala de Tratamento Especial (ATE), a preocupação com a higiene das mãos deve se tornar um hábito. “As transmissões de doenças podem acontecer em qualquer ambiente, não só no hospitalar, mas também nas relações diárias, e remetem diretamente aos hábitos que desde pequenos fomos ensinados pela mãe, quando diz que é necessário lavar ás mãos antes de comer”.

Existem duas datas importantes sobre a lavagem correta das mãos no ano. O dia 05 de maio foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é voltada mais aos profissionais da área. E 15 de outubro é conhecido como o Dia Mundial de Lavagem das Mãos e ocorre em mais de 60 países e têm a atenção voltada mais ao publico infantil.

ORIGEM
Esse cuidado remota o século 19. A lavagem das mãos foi criada como medida de controle de doenças desde 1847, quando o médico Ignaz Semmelweis, verificou uma relação direta da higienização com a saúde dos pacientes. 

Vídeo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ensina passo a passo como higienizar às mãos corretamente:



Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Pres. Prudente-SP)