sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aniversariante do mês:

Nome: Thamires Arcanjo Rodrigues
Data de nascimento: 29/08
Lazer: sair com os amigos
Função: auxiliar de limpeza
Sonho: comprar uma casa



Nome:Alexandra Briguente Nicacio
Data de nascimento: 25/08/74
Lazer:ficar com a família
Função: auxiliar de enfermagem
Sonho: conhecer a praia


Nome: Luciana Pereira Meixa
Data de nascimento: 10/08/1979
Lazer: fazer compras
Sonho: Tirar carta de motorista
Função: auxiliar de limpeza


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bezerra comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Alana Pastorini

No dia 29 de agosto é comemorado o dia Nacional de Combate ao fumo, e para solenizar a data o Hospital Psiquiátrico  Bezerra de Menezes  de Presidente Prudente promoveu uma palestra conscientizadora com o médico pneumologista, Ricardo Benetti. O encontro foi direcionada à pacientes e colaboradores da instituição.


O palestrante argumentou sobre os efeitos da nicotina no organismo e a importância de parar de fumar.

" o importante é ter a iniciativa de parar, todo começo é difícil, mas os resultados são sempre animadores", pondera Ricardo.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bezerra realiza exames de prevenção do câncer de colo uterino

Alana Pastorini

Nos dias 23 e 24 de agosto o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente recebeu a visita da Unidade Móvel da Associação de Apoio do Portador de Câncer de Presidente Prudente.  O intuito da visita foi a realização de exames de prevenção do câncer de colo uterino.É a segunda visita da unidade na instituição.


Segundo o técnico de segurança do trabalho, Erielton da Silva Santos, cerca de 53 mulheres realizaram o exame. “ A taxa de adesão foi satisfatória”, diz.


De acordo com a enfermeira da unidade móvel, Walva Fontolan Ferraz, o exame  do preventivo é feito para detectar o câncer de colo do útero e deve ser feito a partir da primeira relação sexual , Walva ainda acrescenta: “o papanicolau é muito simples e rápido de fazer. Esse exame é importante para qualquer mulher, e o ideal é realizar o exame uma vez por ano. Prevenir é a melhor solução”.


A enfermeira pondera que,  toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.

O Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia S/S Ltda, responsável pelos exames, explica que durante o ano de 2012 já foram realizados mais de 3500 exames em toda a região de Presidente Prudente.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aniversariantes do mês de agosto

Nome: Luiz Fernando Filho
Data de nascimento: 17 de agosto
Função: auxiliar de enfermagem
Lazer: sair com os amigos
Sonho: ser realizado pessoalmente



Nome: Lourenço Dos Santos
Data de nascimento: 19 de agosto
Função: departamento de compras
Lazer: correr, caminhar, nadar, jogar bola
Sonho: ver o mundo melhor



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aniversariante do mês

Nome: Inês Ferreira
Função: médica clínica da ATE (Ala de Tratamento Especial)
Data de nascimento: 08/08
Tempo de trabalho: março de 2012
Sonho: "Dar continuidade ao momento feliz que vivo agora"
Lazer: Cinema,filmes, música
Defina em uma palavra seu trabalho aqui no hospital: modificou bem viver e meu olhar sobre as pessoas


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Encontro reuni familiares e pacientes

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente realizou hoje (14), o 2 ° encontro do Dia da Família e contou com a participação de 170 pessoas, entre funcionários, pacientes e seus familiares.


De acordo com a assistente social, Tassiany Maressa, esses encontros são realizados de três em três meses e sempre contam com a participação das famílias.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bezerra realiza festa do Dia dos Pais

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente  promoveu na tarde de ontem(08), a tradicional festa do Dia dos Pais. O evento ocorreu na ATE (Ala de Tratamento Especial), o Recanto dos Velhinhos, e contou com a participação especial do Toninho dos Teclados e do cantor José Vicente Lima.


De acordo com a assistente social, Aline Pinto de Campos, todos os anos a  festa é idealizada para os moradores idosos do hospital,  e sempre conta com a participação dos voluntários da Associação  

Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, que este ano doou presentes para os pacientes e alimentos para o almoço de domingo (12), uma feijoada.
Karina e Aline entregam presentes ao moradores

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aniversariantes de Julho

Nome: Michelle Medeiros Lima Salione
Data de Nascimento: 08/07
Função: Diretora Clínica e psiquiatra
Tempo de trabalho: 4 anos
Maior desejo: "Que algumas pessoas fossem eternas"
Lazer: viajar
Defina em uma palavra o seu trabalho dentro do hospital: Satisfação e desafio


Nome: Aline Pinto de Campos
Data de Nascimento: 02/07
Função: assistente social
Sonho: comprar um carro
Defina em uma palavra seu trabalho aqui no hospital: realização profissional
Lazer: ir no cinema



Nome: Marcelo Henrique Furini
Data de Nascimento: 27/07
Função: coordenador de informática
Tempo de serviço: março de 2005
Lazer: tocar bateria
Sonho: viajar para Paris

Nome: Guilherme Simonsem Neves Baptista
Data de Nascimento: 22/07
Função: psicólogo
Tempo de serviço: fevereiro de 2009
Lazer: praticar esportes e cozinhar


                                           

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bezerra desenvolve oficina de memória

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente há mais de 30 anos realiza a oficina de memória com os idosos da ATE(Ala de Tratamento Especial), O Recanto dos Velhinhos.
estimular a memória é capacitador de auto estima
A terapeuta ocupacional, Karina Borges Fernandis ,responsável por promover as aulas,  pontua que o objetivo da oficina é de trabalhar a percepção tátil, coordenação motora,  percepção  visual, interação grupal e fomentar aspectos cognitivos.

Sala da TO (Terapia Ocupacional)

Karina explica ainda as atividades são ávidas a trazer lembranças aos pacientes: “quando eles utilizam alguns jogos com figuras de animais, sempre comentam que na casa havia bichinhos iguais ao do desenho. É como resgatar momentos que foram perdidos com a rotina”.

Entre os matériais utilizados, como jogos pedagógicos e livros, faz-se o uso da música como forma de estimular a percepção auditiva.

A oficina é realiza toda segunda-feira, das 9h30 às 10h00, e conta com a participação de 10 pacientes.
Karina auxilia paciente a montar o jogo


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hospital promove curso de capacitação

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente pensando na capacitação dos funcionários envolvidos no setor de terapia ocupacional, promoveu hoje (02) de agosto, o curso colagem de entretela em tecidos.

A responsável por ministrar o curso, a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, explica que esta ação é uma atividade de recursos terapêuticos e salienta: “o objetivo é de capacitar os auxiliares de TO (terapia ocupacional), para que eles possam instruir os pacientes a realizar a atividade.


Ainda de acordo com a terapeuta, na segunda-feira (06), haverá um novo curso da mesma arte, agora aplicada em madeira, que será orientado pela enfermeira Silva Mio.

Para a monitora de TO da ATE (Ala de Tratamento Especial), o Recanto dos Velhinhos, Roseli Rodrigues Vilela, este tipo de atividade fomenta a critividades dos colaboradores, ela explica ainda que já conhecia a arte, mas de outra forma.

“Com o curso de hoje, aprendi novas técnicas e truques. Tudo que aprendo aqui na instituição passo para os pacientes de forma humanizada”, finaliza

A monitora expõe que dividi seu tempo com o trabalho de voluntária em outras instituições, como na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a Comunidade Terapêutica São Miguel Arcanjo, para adolescentes do sexo masculino e a Comunidade Terapêutica Santa Terezinha, para meninas. Ambos as comunidades são destinadas ao tratamento de dependência química de adolescentes.