Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bezerra realiza exames de prevenção do câncer de colo uterino

Alana Pastorini

Nos dias 23 e 24 de agosto o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente recebeu a visita da Unidade Móvel da Associação de Apoio do Portador de Câncer de Presidente Prudente.  O intuito da visita foi a realização de exames de prevenção do câncer de colo uterino.É a segunda visita da unidade na instituição.


Segundo o técnico de segurança do trabalho, Erielton da Silva Santos, cerca de 53 mulheres realizaram o exame. “ A taxa de adesão foi satisfatória”, diz.


De acordo com a enfermeira da unidade móvel, Walva Fontolan Ferraz, o exame  do preventivo é feito para detectar o câncer de colo do útero e deve ser feito a partir da primeira relação sexual , Walva ainda acrescenta: “o papanicolau é muito simples e rápido de fazer. Esse exame é importante para qualquer mulher, e o ideal é realizar o exame uma vez por ano. Prevenir é a melhor solução”.


A enfermeira pondera que,  toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.

O Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia S/S Ltda, responsável pelos exames, explica que durante o ano de 2012 já foram realizados mais de 3500 exames em toda a região de Presidente Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário