Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Hospital adestra cão para terapia

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes está adestrando o cão Pépe da raça Golden Retriver  utilizado na terapia com animais (cinoterapia).


O animal passa por treinamento para aperfeiçoar seu comportamento e assim poder ser utilizado em todos os grupos de terapia.

A terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, explica que no momento, apenas alguns pacientes têm interação com o animal.  “Como ele ainda é muito brincalhão e molecão, não responde a todos os comandos, desta forma, são selecionados apenas alguns pacientes,” diz.


Ainda de acordo com o soldado da PM, Célio Daniel da Silva Joaquim, que trabalha há nove anos com adestramento de cães, o Pépe tem um determinado tempo para criar responsabilidade. Acredita-se que em novembro deste ano, ele esteja totalmente pronto.


O soldado pondera que é preciso “ler” o animal, saber o que ele está sentido, os movimentos e instintos deles transmitem sinais, a calda, as orelhas, a língua.  “E tudo deve ser muito bem observado, pois assim veremos se o cão está participando ativamente do seu objetivo”, finaliza.

A terapeuta e o soldado já veem evolução no animal, sentem que ele está mais sociável, já até responde a alguns comandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário