No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Por isso, nesta data, às 8h30, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promove palestra com o pneumologista e diretor da DRS-XI (Diretoria Regional de Saúde), Paulo Roberto Mázaro. O encontro será realizado para os colaboradores e pacientes do hospital.
O Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), além dos danos à saúde, como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo, ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.
No Brasil, ainda segundo o INCA, mais de 27 mil novos casos de câncer de pulmão serão diagnosticados em 2012. No país, a data de 29 de agosto é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O hospital abraçou essa causa e vem trabalhando para sanar o problema do tabagismo entre os pacientes , onde cumpre a lei nº 13.541 de 07 de maio de 2009, que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário