Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Hospital produz 1.250 refeições por dia

                                       
A cozinha do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente trabalha 24 horas por dia, de segunda a segunda. Com uma equipe de 19 auxiliares de nutrição, um coordenador de produção e a nutricionista Lorena de Amaral Orrigo. São produzidos diariamente cerca de 1.250 refeições. Para se ter uma ideia sobre os gastos mensais, só no último mês foram desembolsados R$ 31 mil, fora os custos com energia e folha de pagamento.


Segundo a nutricionista, os pacientes recebem cinco refeições por dia: café-da-manhã, almoço, lanche, ceia e janta. Todos os 240 pacientes recebem uma etiqueta em cada bandeja de alimentação, informando seu nome e o grupo pelo qual ele pertence. Há pacientes que necessitam de alimentação especial, como é o caso dos diabéticos, pessoas de baixo peso, hipertensos e os idosos. ”Nestes casos, sempre há a prescrição médica”, afirma.

A nutricionista explica que a horta existente na entidade recebe ajuda dos próprios pacientes, sob supervisão dos monitores, pois é grande fonte de abastecimento da cozinha. Na horta se produz alface, chicória, cheiro verde, hortelã e mandioca. “Quanto aos tipos de verduras, depende da época do ano, para a colheita dos mesmos”, diz.

Além da subsistência por parte da horta, o hospital possui convênio  com a CONAB (Campanhia Nacional de Abastecimento), com o incentivo da prefeitura e a produção de produtores rurais da região.O abastecimento é feito toda semana.

Ajuda

“Nós também recebemos doações de pessoas físicas, durante os meses de novembro de dezembro as doações aumentam. Quem tiver interesse em contribuir com alimentos, basta entrar em contato com o Hospital pelo telefone (18) 3902-2111, e informar para a recepcionista que você deseja fazer doações”, afirma Lorena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário