quarta-feira, 30 de março de 2016

Moradores visitam a praia do Figueiral em Presidente Epitácio

O Bezerra organiza passeios para seus pacientes mensalmente, e na ultima terça-feira (29/03) os moradores do Recanto e das residências terapêuticas visitaram o Figueiral em Presidente Epitácio. Ao todo foram 23 moradores do Recanto e 13 das residências terapêuticas de Pirapozinho. No primeiro momento, os residentes chegaram na orla do rio onde fizeram uma caminhada, em seguida tomaram café da manhã, conheceram a cidade turística e almoçaram no local.
Os moradores saíram do Bezerra as 8h45
Após o almoço foram todos para a praia do Figueiral, onde fizeram atividades de natação e danças. O paciente do Recanto, Celso Nascimento, diz que é sempre bom passear e sair um pouco das dependências do Bezerra. “Aqui no Recanto podemos ficar em espaço aberto, fazer atividades de artesanato e cuidar do local. Mas o passeio é bom para conhecer pessoas novas e respirar novos ares. Eu gostei muito”, disse o morador. 

Atividades na água e musica agitaram o passeio 

A Assistente Social Edilene Freitas, fala da importância destes eventos para os residentes. “O maior motivo dos passeios é a quebra da rotina e desenvolver habilidades de autonomia e de relacionamento com o próximo. Então o maior objetivo mesmo é o de ressocialização”, disse.

A ideia é fazer com que os pacientes conheçam pessoas, conte suas historias e principalmente mostrar que não são diferentes de ninguém. “Com essas saídas, eles desenvolvem habilidades de como se comportar em público e também aproveitam o momento de lazer. Trazer para eles a felicidade e a alegria de se divertir”, completou Edilene.  

O lazer ajuda na interação dos pacientes 

São realizados aproximadamente 12 passeios por ano, incluindo os eventos internos de interação entre equipe e pacientes. 


Por: Lucas Fernandes

terça-feira, 22 de março de 2016

Confraternização de Páscoa no Bezerra


Coelhinho foi a atração ilustre da festa
O coelhinho da páscoa chegou mais cedo no Bezerra, nesta terça-feira (22/03) aconteceu à confraternização com as equipes Pluri e Recanto junto dos pacientes e seus familiares.


Todos os anos o Bezerra comemora esta data, as equipes organizam e convidam os familiares para participar, podendo trazer um pratinho de comida. 




Denílson Pequeno já participou de outros eventos no Bezerra 

O evento é um dos mais importantes do ano, trazendo alegria e paz para os colaboradores, familiares e pacientes. 


A animação ficou por conta do cantor Denílson (Pequeno), tocando sucessos antigos e atuais. 

Os pacientes se divertiram muito, alguns até se arriscaram em ser cantor por algumas horas.



O premio do sorteio foi camisas de time de futebol amador


Ao final da festa, o coelhinho distribuiu doces para todos e também aconteceu o sorteio de alguns brindes para os familiares convidados. 



Por: Lucas Fernandes 





sexta-feira, 18 de março de 2016

Psicóloga aborda tema saúde e estilo de vida


Os fatores emocionais também prejudicam no dia a dia do trabalho 

Nesta sexta-feira (18/03) aconteceu no Bezerra de Menezes uma palestra com a Psicóloga Adriana Mazetto Garcia, o tema abordado foi: "Como o estilo de vida influência na saúde e no envelhecimento".  

Na correria do dia a dia, o cansaço da rotina de trabalho e até mesmo os desentendimentos familiares, acarretam em problemas emocionais, físico e hereditário que podem causar um envelhecimento de forma inadequada.

A palestrante ressaltou que as mudanças começam na adolescência, os hábitos alimentares e o estilo de vida vão definir de que maneira você (Jovem) viverá sua velhice.  

Em um segundo momento Adriana disse que quando os problemas são hereditários, os tratamentos feitos pela pessoa de maneira correta, retardam qualquer problema físico ou até emocional na sua vida.

Sobre os colaboradores do Bezerra, a psicóloga destaca que para um ambiente de trabalho bom e saudável, o funcionário precisa manter a saúde em dia, não se estressar tanto e saber separar os problemas pessoais com o do trabalho. Tudo isso acarreta em uma vida menos estressante e muito mais saudável.

“Sabemos que uma boa alimentação, estilo de vida saudável é bom para qualquer ambiente. Só que às vezes esquecemos disso, e é sempre bom ter alguém para recordar que precisamos cuidar da saúde”, disse.

E você? Está cuidando da saúde e do estilo de vida? Se não está, ainda é tempo.

Por: Lucas Fernandes 

terça-feira, 8 de março de 2016

Dia de confraternização no Bezerra


Na manhã de terça-feira (08/03) aconteceu no Bezerra o “Dia da Família”, onde todos os pacientes da Equipe Pluri receberam seus familiares para um momento de confraternização. 

No início, os pacientes acompanharam uma palestra da enfermeira Mayla Goulart sobre os cuidados contra o Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Chykungunya e o Zika. 

Os pacientes fizeram diversas perguntas durante a palestra.
A enfermeira citou a importância de palestrar sobre esse assunto. “É bem legal, os próprios pacientes pegam papeizinhos de bala e cuidam do hospital como se fosse a casa deles mesmo. Participam dos mutirões e tudo que envolva esses cuidados”, disse.

Após a palestra aconteceu uma dinâmica com bexigas, cada uma delas representava uma doença e enfermidades. As bexigas não poderiam tocar o chão para que não houvesse contágio no solo e nas pessoas.

Muitas bexigas foram estouradas no momento da brincadeira. 

As mulheres foram homenageadas com um sorteio de brindes e com uma lembrancinha feita pelos pacientes. 

O pratinho de comida foi feito pelos familiares dos pacientes.


A Assistente Social Isabel Santelo falou sobre a importância da interação de todos, e a reação deles com a visita dos familiares. “Esse é o propósito do nosso trabalho aqui, que as famílias, os pacientes e os colaboradores percebam e sintam a necessidade de um ajudar o outro”, afirma.

“A maioria reage muito bem, mesmo aqueles que estão mais estressados por conta do tratamento gostam bastante de momentos como esse, principalmente porque suas famílias estão aqui”, completou Isabel.

As tulipas foram entregues para as mulheres durante o evento.
Por: Lucas Fernandes


sexta-feira, 4 de março de 2016

Treinamento de brigada de incêndio e primeiros socorros


Sargento Dennis ensina princípios básicos de treinamento 

Na ultima quinta-feira (03/03) aconteceu no Bezerra de Menezes o treinamento de brigada de incêndio com a presença de colaboradores de diversos setores do hospital. O evento continua nesta sexta-feira (04/03) das 14h00 as 15h30. 

O objetivo é ensinar para os funcionários princípios básicos sobre como agir em um incêndio. O palestrante convidado é o Sargento Dennis do batalhão de bombeiros de Presidente Prudente. 

Fernanda Prates, Técnica de Segurança do Trabalho, destaca que a importância é formar bons brigadistas, e que eles estejam preparados e bem informados para o caso de acidentes no local de trabalho, seguindo as normas da NR 23 (Proteção contra incêndios). "Hoje existem 171 funcionários, o ideal é ter pelo menos dois brigadistas por setor, eles precisam estar atentos com as informações passadas pelo bombeiro", afirma. 

Por: Lucas Fernandes