quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CIPA apresenta novas propostas


       Na manhã de hoje a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do hospital psiquiátrico Bezerra de Menezes se reuniu às 8h, em uma sala fixa de encontros para sua primeira reunião. Com o intuito de revolucionar mudanças e acabar com o comodismo, o foco está sendo dado individualmente para cada setor.
        O uso adequado de EPI´s, a forma correta de  fazer manutenção e as melhorias nos quesitos de estrutura do hospital, foram os assuntos abordados neste primeiro momento.  Visando a prevenção de acidentes relacionada ao trabalho e buscando conciliar o serviço com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. Sua preocupação consiste em identificar os riscos de execução da relação de trabalho e elaborar mapas de risco.
        Na semana que vem os integrantes irão fazer uma ronda pelos setores, para estar verificando de perto os possíveis riscos de acidente. A equipe agora é composta por oito pessoas. As escolhas de presidente, vice-presidente e secretária foram feitas por meio de votações.

Equipe se reuniu nesta manhã

Cargos:
Presidente da CIPA: Fabiana de Brito Riquete
Vice- Presidente: Lígia Carrion Sanvesso
Secretária: Fernanda Prates

Contato: cipabezerra@gmail.com
Se você trabalha no hospital, e tem sugestões ou reclamações a serem feitas, a CIPA tem um email, que foi criado para este fim. O mesmo serve para sugestões dos colaboradores do hospital.

Por: Caroline Wisch 
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)



terça-feira, 22 de setembro de 2015

Palestras sobre cuidados inicia semana do idoso no Bezerra de Menezes



       Dia 1 de outubro é o dia do Idoso, em alusão a essa data o Recanto dos Velhinhos programou uma semana de atividades especial para comemoração.  Nesta segunda-feira a programação começou com uma palestra sobre O cuidado e o cuidador, com a enfermeira Mayla Alves Goulart. Que abordou as formas de tratamento que se deve ter com as pessoas de idade.

Funcionários se reuniram para palestra

       Hoje, os pacientes do Recanto dos Velhinhos , se reuniram na oficina de cozinha, para prepararem salgadinhos, enroladinho de salsicha e pastel de carne foi o cardápio escolhido por eles. E cada um ficou encarregado de fazer alguma coisa. O morador do recanto, Celso do Nascimento, 56, ficou responsável por fritar os salgados. “Eu gosto de ajudar, e fazer alguma coisa diferente é sempre legal” afirmou ele.


Programação:
Quarta-feira: às 9h. Festa italiana, onde os idosos saborearam pizza e macarronada;
Quinta-feira: 8h30. Cinema em casa, onde eles escolherão o filme que irão assistir;
Sexta-feira: às 7h30. Passeio no  Pesqueiro de Pirapozinho, para se divertirem e almoçarem.


Funcionários ajudam na preparação dos salgados


Por: Caroline Wisch 
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Hoje é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Caroline Wisch


       Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por isso, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente realizou, às 8h, uma caminhada por toda sua sede. Cerca de 60 pacientes e funcionários participaram da ação, carregando bexigas amarelas que lembram o Setembro Amarelo, campanha do Centro de Valorização a Vida (CVV).

Pacientes e funcionários participaram da caminhada 


       Para conscientizar sobre o que faz uma pessoa cometer suicídio foi realizada uma palestra com a médica Gabriela Gouveia Queiroz, 28 anos, residente em Psiquiatra no HR (Hospital Regional) e também no Bezerra. Durante quarenta minutos, ela sanou dúvidas dos participantes e foi atenciosa.
Para introduzir o assunto, a médica apresentou uma música de Chico Buarque, “O que será”, que mostra que sempre existem dúvidas sobre tudo em nossas vidas. Os dados sobre o número de pessoas que cometem suicídio são alarmantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo.

        O Brasil ocupa a 8ª colocação no ranking de países com maior número de suicídio, e o que mais chama a atenção é que a maioria das vítimas são homens. É crescente o número de jovens e idosos que pensam em cometer o ato. O término de um relacionamento, a sensação de incapacidade e problemas financeiros são os vilões mais marcantes.

        Para quem estava na palestra, os números certamente chamaram a atenção. Cerca de 20% das pessoas já pensaram em se matar, 3% já tentaram. Em 2020, estima-se que esse número aumente 50%. “Engana-se quem pensa que esse distúrbio é frescura, ou, então, quem diz que vai se matar, não fala”, explicou Gabriela. 

        Esse distúrbio psiquiátrico está na humanidade desde os primórdios, e pode ser uma doença genética. Pesquisas informam que pessoas que têm casos na família tem uma maior probabilidade de seguir o exemplo do parente.

        O que pouco se sabe é que o suicídio é uma questão de saúde pública, onde todo o profissional de saúde deve estar adepto a atender um paciente que apresente os sintomas. Os fatores de riscos mais comuns são: abuso de substâncias, problemas familiares, emocionais, rejeição familiar, negligência, além de abusos físicos na infância.


        O correto seria quebrar o tabu de que uma pessoa pensa em se suicidar por apenas um motivo ou causa, ou que quem tem essa decisão age individualmente. “Grande parte das pessoas que têm o suicídio como solução para os problemas chega a essa conclusão por falta de diálogo. Eles têm medo ou vergonha de procurar alguém que possa ajudar”, garantiu a residente.

Alguns funcionários foram trabalhar de amarelo

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Independência do Brasil no Bezerra de Menezes

Caroline Wisch



        Hasteamento das bandeiras do Brasil, de Presidente Prudente e de São Paulo, Apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar de Presidente Prudente e Campeonato de Pipas, foram as atividades escolhidas pelo hospital Bezerra de Menezes para fazer uma alusão ao feriado do dia sete de Setembro.


 Apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar de Presidente Prudente e Campeonato
        

        Cerca de 100 pacientes e funcionários se reuniram pela manhã para cantar o hino. O morador do Recanto, Celso do Nascimento falou um pouco sobre a tão saudosa pátria. Ao término da solenidade, os pacientes foram levados para o campo de futebol, onde ocorreu o campeonato de Pipas. Por fim,  houve um café da manhã como confraternização.  

Cerca de 100 pacientes e funcionários se reuniram
      
         Em sete de Setembro de 1882, D. Pedro I gritou às margens do Ipiranga a famosa frase: “Independência ou morte” formalizando o rompimento das relações metrópole-colônia, desde então o Brasil todo guarda a data como algo marcante em sua história.




Pacientes soltaram pipa no campo de futebol do hospital

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

1º dia de atividades voltada à Semana da Pátria


Caroline Wisch 


       Começou hoje e vai até sexta a programação da Semana da Pátria no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Hoje, por volta das 9h, teve uma partida de futebol.  A equipe branca saiu em vantagem e ganhou de 5x3 da equipe azul. Cada time contou com cinco jogadores, e a partida foi dividida em dois tempos de 15 minutos cada.


Time ganhador receberá certificado sexta-feira


Programação:
Quinta-Feira:13h Campeonato de sinuca (sala de jogos)
Sexta-Feira:  8h30 Hasteamento da bandeira
                       9h15 Campeonato de Pipa
                       13h Gincana e Apresentação Musical
                       14h30 Lanche especial