Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

31 de Agosto dia do Nutricionista

Caroline Wisch       


        Cada vez mais a saúde esta em jogo, as comidas práticas e rápidas veem tomando um espaço cada vez maior na vida do ser humano, que  na maioria das vezes passa disperso pelos  riscos que o fast- food  apresenta.  Isso é um perigo pelo qual todos estão sujeitos. Entretanto,  é confortante  saber que existe um profissional que se preocupa e estuda formas de equilibrar a comida moderna e a boa saúde.


       O nutricionista exerce papel essencial em uma dieta saudável e está sempre atento a quantidade de proteína, lipídios e carboidratos que serão  ingeridos. O hospital Bezerra de Menezes  como todos os outros, se preocupa com a alimentação de seus pacientes e tem o serviço de nutrição.


       A nutricionista Lígia Carrion Sanvesso, 24, formada em 2012 pela Unoeste e a quase dois anos está no hospital exercendo o seu papel de extrema importância . Quando questionada sobre a escolha do curso, ela garante  nunca ter tido dúvida, pois sempre gostou muito da ideia de fazer o bem ao próximo. Ela conta que se sente realizada tanto na vida profissional quanto na pessoal.  “Lidar com pacientes psicóticos merece uma atenção e preocupação redobrada, mas a qualidade é a mesma” afirmou Lígia. 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Curso de liderança aplicada chega ao fim

Caroline Wisch


       Na manhã de hoje o Hospital Psiquiátrico Adolpho Bezerra de Menezes, fez o fechamento do curso de liderança aplicada, liderado pelo assessor de gestão hospitalar, Nelson Fernandes Júnior.
       O treinamento que começou no dia 24 de junho  e terminou em 14 de agosto, contou com oito encontros e aproximadamente 30 participantes.  “A gente é o que a gente faz” afirmou o assessor. Nelson falou da importância em saber ser “líder”, e que  tudo que existe pode ser melhorado.


Michelle e Nelson prenderam à atenção de quem assistiu


        Foram distribuídos cerca de 20 certificados para os integrantes de diferentes setores. A palestra se encerrou com um breve discurso da diretora clínica, Michelle Salioni, que ressaltou o quanto o hospital investe em melhorar cada vez mais a capacitação de seus funcionários “Nós contamos com a participação de todos, para que haja melhoria” ressaltou Michelle.
       Ao fim da palestra ocorreu sorteio de brindes doados ao hospital e um coffe break, com bolo, suco, chá e salgado.

 
Funcionários participaram da confraternização

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

27 de Agosto dia do Psicólogo


        A origem do dia se deve ao Decreto de Lei nº 4.119, 27 de agosto, que regulamenta a profissão no país. "A ciência moderna ainda não inventou um medicamento tranquilizador tão eficaz como são umas poucas boas palavras", defendia Freud que foi adepto da psicologia.
      O tratamento psicológico é uma das principais avaliações utilizadas pelo hospital. Com uma equipe composta por três psicólogos que atendem mais de 150 pessoas. O psicólogo Guilherme Simonson, que atua no hospital desde 2009, é responsável por atender pacientes que sofrem com o álcool e com as drogas. Elza Akshi  formada pela  UEL (Faculdade Estadual de Londrina), em 1984,  trabalha no Bezerra de Menezes há 24 anos e atende os moradores do recanto. “Foi uma coisa que veio na cabeça” contou Elza sobre a psicologia. Já que, seu plano era fazer farmácia ou biomedicina.


Guilherme, Elza e Avair compõem a equipe

          O mais novo integrante da equipe é o psicólogo Avair Guilherme Amaral que entrou em abril deste ano, atua desde 2003 na área  e atende os pacientes agudos (com transtornos mentais crônicos). O hospital parabeniza e agradece essa equipe de funcionários que ajudam os pacientes a terem um tratamento cada vez melhor.

Saiba Mais:
          A psicologia surgiu por volta de 200 anos a.c, com definição de novos campos do saber. Com o maior intuito de substituir gradativamente as crenças religiosas nas áreas de compreensão e realidade. Como marco simbólico, tem--se 1879, ano em que foi criado um laboratório de pesquisas em psicofísica na Alemanha.

Por: Caroline Wisch 
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hospital promove capacitação para funcionários



        Nesta segunda e terça-feira a técnica de Segurança no trabalho, Fernanda Prates, ministrou palestras nos setores da cozinha e manutenção, com o intuito de capacitar ainda mais os profissionais da área.
        Com a perspectiva de alertar os funcionários aos riscos que eles estão expostos, a técnica ressaltou que é indispensável o uso de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual), e como usá-los de forma adequada mostrando os perigos e riscos de um trabalho feito sem segurança.  Para prevenir acidentes os ouvintes ficaram a par da APR (Análise Preliminar de Risco) que foi assinada por todos que assistiam, com o intuito de respaldá-los em possíveis fiscalizações.

Pedreiros, pintores, marceneiros e carpinteiros ficaram atentos às informações

        “Não há serviço tão importante, nem trabalho tão urgente que não possa ser feito com Segurança”, foi a frase usada como alicerce ao decorrer da capacitação. Vale lembrar que além do uso de equipamentos e sempre importante ter cuidado ao trabalhar com objetos de risco.

Fernanda trabalhou em cima da análise preliminar de risco

        O cuidado no transporte de alimento foi abordado e a importância da luva de aço para evitar cortes nas mãos, foi o foco na cozinha. Ainda nessa semana quem assistiu as palestras vai receber um certificado de participação.

Por: Caroline Wisch 
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

21ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho


         Começou hoje mais uma edição da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho). O evento que está em sua 21ª edição, irá até o dia 28 de agosto contando com palestras diferentes a cada dia. Hoje, a abertura ficou por conta da técnica em segurança no trabalho, Fernanda Prates, que deu início as apresentações. “Nada pode reviver o homem, mas algo pode conservá-lo”, ressaltou a palestrante.
                                   
Fernanda ressaltou os cuidados que devem ser tomados

 Amanhã, às 8h, a psicóloga Adriana Mazetto Garcia, abordará o tema Qualidade de vida. Na quarta-feira, o fisioterapeuta Mateus Guarezi da Silva, falará sobre Ergonomia. A quinta-feira, ficará por conta do psicólogo Guilherme Simonsem, que tratará o Adoecimento emocional e as consequências dentro do ambiente hospitalar. Já o encerramento de sexta contará com a entrega de certificados para os coordenadores dos setores que concluirão o curso sobre liderança no trabalho, iniciado no dia 20 de junho, e por final haverá um café como confraternização.

O grande destaque da semana fica por conta de um ônibus cedido pelo Hospital do Câncer de Presidente Prudente, que estará realizando exames de Papanicolau (Preventivo de Colo de Útero).  O teste será gratuito e a unidade móvel de saúde ficará localizada em frente ao hospital, atendendo na quinta e na sexta-feira, das 9h até às 16h.


Por: Caroline Wisch
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)