terça-feira, 30 de setembro de 2014

18º Fórum Municipal do Idoso

Pacientes em passeio recente ao pesqueiro / Foto: Ligia Copetti
Amanhã (1/10) às 8h30, acontece no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente o 18º Fórum Municipal do Idoso.

A abertura do evento será com a apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar (CPI 8).

Logo após a apresentação musical, às 9h15, terá início a palestra com a defensora pública, Lúcia Thomé Reinert, que irá discutir a prática de direitos da pessoa idosa.

O evento encerra as atividades da Semana Municipal do Idoso de Presidente Prudente, que teve início no dia 25/9, promovendo diversas atividades voltadas aos idosos e profissionais que atuam diretamente na área.


A Semana Municipal do Idoso foi organizada pela Delegacia Municipal do Idoso, Secretarias Municipais de Presidente Prudente e o Conselho Municipal do Idoso, com o apoio, além da Unidade de Saúde Mental da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, de outras 16 instituições.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Comunicação da Associação Bezerra de Menezes)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SIPAT reúne mais de 150 colaboradores

Técnico em segurança agradece a participação dos colaboradores
Na manha desta sexta-feira (26), aconteceu o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) na Unidade de Saúde Mental da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes de Presidente Prudente.

De acordo com o técnico em segurança, Erielton Santos, a semana atingiu seu objetivo.  “Contamos com o apoio dos líderes e colaboradores, que disponibilizaram um pouco de seu tempo para aprender como se prevenir,  evitar acidentes e principalmente promover a saúde”, afirma.

Foram realizadas palestras e ações de conscientização durante toda a semana.

A última palestra realizada hoje às 8h30, com a enfermeira, Mayla Goulart, abordou a importância da lavagem das mãos para a saúde dos pacientes, como também dos colaboradores.

Segundo a enfermeira, independente dos setores, a lavagem das mãos deve fazer parte da rotina de trabalho no ambiente da saúde, pois todos, de alguma forma, estão sujeitos à exposição a bactérias. “A lavagem das mãos é essencial para prevenir a propagação de infecções e proteger a saúde do paciente e dos colaboradores”, concluiu Goulart.

Preventivo

Colaboradoras em frente a Unidade de Móvel de Saúde
Durante dois dias, na quinta e sexta-feira (25 e 26), foi disponibilizado para as mulheres, na própria instituição, o ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente para a realização do exame do Colo Interino (o Papanicolau).

Mais de 50 mulheres foram beneficiadas com a realização dos exames sem custo para as colaboradoras.


Os resultados ficarão prontos após dez dias, e serão entregues para as colaboradoras para acompanhamento do departamento de saúde ocupacional.

Colaboradores reunidos no último dia da SIPAT



(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Comunicação da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes de Presidente Prudente).

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bezerra promove SIPAT

Faixa/Arquivo
A Unidade de Saúde Mental da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promove entre os dias 22 a 26 de setembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

Segundo o técnico em segurança, Erielton Santos, as palestras serão realizadas durante toda a semana, contando com diversos temas. “Vamos discutir os acidentes domésticos e como prevenir, o adoecimento no ambiente de trabalho, a segurança dos ambientes, ergonomia: comportamentos e posturas e lavagem das mãos”, diz.

Além das palestras, as colaboradoras poderão realizar o exame preventivo do colo uterino, o Papanicolau, que será realizado de forma gratuita, na quinta e sexta-feira (25 e 26) das 9 às 16.

É esperada a participação de mais de 150 pessoas / Arquivo
“Mais uma vez conseguimos contar com o ônibus do preventivo, e isso é muito importante, pois muitas das colaboradoras têm pouco tempo, aqui elas poderão realizar no horário de trabalho.”, afirma Santos.

           O ônibus adaptado é fornecido pela Associação de Apoio ao Portador de Câncer, e contará com estrutura e profissionais que realizarão a coleta do material para análise.
          
O evento será promovido para os colaboradores da instituição.


Segundo a comissão organizadora, é esperada a participação de todos os departamentos, reunindo mais de 150 pessoas durante a semana.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O último dado divulgado nesta semana pela OMS, afirma que mais de 800 mil pessoas por ano no mundo cometem suicídio, o equivalente a uma pessoa a cada 40 segundos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que todos os anos, cerca de 12 mil pessoas se suicidam no Brasil.

Com o objetivo de chamar a atenção para esses dados alarmantes o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram uma campanha nacional pela vida, onde diversas instituições farão eventos de conscientização, além de diversos prédios públicos que serão iluminados com a cor amarela.

Nessa luta de prevenção ao suicídio, a Unidade de Saúde Mental da Associação Assistencial Bezerra de Menezes de Presidente Prudente fez fitas e convidou os colaboradores a usarem camisetas em apoio à campanha.

De acordo com a diretora clínica, Michelle Medeiros Lima Salione, a palavra suicídio hoje ainda é um tabu. “É necessário à conscientização de que o suicídio existe e tem que haver a prevenção”, afirma.

Ainda de acordo com a entidade o stress, depressão e esquizofrenia, são alguns dos transtornos que podem, entre outros, levar ao suicídio.


            A Unidade oferece tratamento aos pacientes que sofrem de algumas dessas doenças em Presidente Prudente e região há cerca de 40 anos.

Por: Cleber Benvindo
(Assessoria de Imprensa da Associação Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

domingo, 7 de setembro de 2014

Bezerra comemora Sete de Setembro

Hasteamento da bandeira
A Semana da Pátria não passou em branco para os cerca de 240 pacientes da Unidade de Saúde Mental da Associação Assistencial Bezerra de Menezes de Presidente Prudente.

Durante todo o dia de hoje (5/9), os pacientes puderam participar de diversas atividades, com o objetivo de comemorar e refletir o valor da pátria.

O início das atividades foi às 8h30 com o hasteamento da bandeira, que contou com a participação da Banda Regimental da Polícia Militar de Presidente Prudente, que tocou, além de algumas músicas brasileiras, o Hino Nacional e da Independência.

De acordo com a diretora clínica, Michelle Medeiros Lima Salione, como todas as datas comemorativas, a Unidade busca resgatar nos pacientes a importância da cultura e história do país. “Essa é uma forma de resgatar a cidadania de nossos pacientes” diz.

Já o paciente, Celso Nascimento, afirma que se sentiu empolgado com o evento. “Eu me sinto feliz quando podemos, em um evento como este, encontrar com outras pessoas”.

O maestro e subtenente do Comando de Polícia do Interior (CPI-8), Inácio Bratifisch, afirma que é sempre uma satisfação tocar na entidade, já que, segundo ele, a música proporciona alegria às outras pessoas. “A Polícia Militar também faz um trabalho social importante, e esse é um lado que poucos conhecem”, afirma.

No período da tarde os pacientes participaram de gincanas, campeonato de sinuca e futebol, além de um lanche especial.


           A Unidade, além de Presidente Prudente, recebe internações de outras 44 cidades da região.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bezerra incentiva valores pátrios

Hasteamento das bandeiras / Arquivo
A Unidade de Saúde Mental da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes de Presidente Prudente irá promover nesta sexta (5), diversas atividades em homenagem a pátria para pacientes.

O hasteamento das bandeiras terá início às 8h30 com a participação da Banda Regimental de Música do CPI-8 (Comando da Polícia Militar) de Presidente Prudente.

A declamação de poemas ficará por conta dos próprios pacientes. Durante todo o dia haverá ainda gincanas, campeonatos de sinuca e jogos de futebol.

No final do dia os pacientes contarão com um lanche especial.


De acordo com a psicóloga, Elza Akashi, o resgate desses valores proporciona alguns benefícios aos internos, como por exemplo, o aumento da autoestima. “Eles se sentem parte de um ‘todo social’, resgatando a cidadania e o amor a pátria, e isso é muito importante”.
          
           É esperada a participação de mais de 200 pessoas, entre pacientes e colaboradores.