terça-feira, 29 de abril de 2014

Passeio visa inclusão social de pacientes

Passeio realizado no ano passado / Arquivo AI
Amanhã (30), mais de 20 idosos, moradores do Recanto da Unidade de Saúde Mental da Associação Bezerra de Menezes de Presidente Prudente, participaram de um passeio no Pesqueiro Ferreira Mel de Pirapozinho.

O objetivo da atividade é envolver, cada vez mais, os pacientes nos ambientes sociais e na comunidade. “O pesqueiro proporciona um espaço de estimulação sensorial, psicológica e motora, além da inclusão social”, afirma o psicólogo, Guilherme Baptista Simonsen.

Os pacientes viajaram em um ônibus adaptado, cedido pela Empresa de Transportes Andorinha, dessa forma, até mesmo os pacientes cadeirantes poderão participar do passeio.

De acordo com a assistente social, Edileine Briguenti Freitas, diversas atividades com o mesmo objetivo são realizados durante o ano. “Eles visitam o shopping, participam da feira, exposições, entre outras.”


Após a pescaria, será servido o almoço no local. O retorno está previsto para as 12h30. 

Por: Cleber Benvindo
(Assessoria de Imprensa da Associação Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

sábado, 26 de abril de 2014

Palhaços da Alegria visitam hospital

Ai
Na manhã de hoje (26), cerca de 10 jovens levaram alegria ao Recanto da Unidade de Saúde Mental da Associação Bezerra de Menezes de Presidente Prudente.

Inspirados em Patch Adams, um médico norte-americano que se vestia de palhaço para se relacionar mais facilmente com os pacientes, e descobriu os benefícios da alegria no tratamento, os Palhaços da Alegria é um grupo que nasceu em Pirapozinho e já visitaram diversas entidades da região.

No hospital eles cantaram, dançaram e agitaram até mesmo os internos mais reservados.

“Para nós contar com visitas como estas é muito importante, pois promovem o bem estar de nossos pacientes”, afirma o psicólogo, Guilherme Simonsen.

Segundo um dos integrantes do grupo, Evandro Batista, 19, os Palhaços da Alegria já visitaram mais de dez entidades da região, divertindo pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos.

O objetivo é que possamos levar esperança, alegria e o amor de Deus através de música, dança, teatro e diversão”, afirma.

Cerca de 90 pacientes participaram do evento. De acordo com a entidade os beneficiados foram principalmente os pacientes idosos moradores, que puderam ter uma programação diferente da rotina hospitalar.

Sobre a sensação de realizar o trabalho, Batista declara ser uma experiência gratificante. “Quando se dizia, entre o grupo, que iríamos a um hospital psiquiátrico, alguns ainda tinha um pouco de receio, e verdadeiramente, é muito diferente do que imagina a maioria das pessoas”.

Serviço


            As entidades que tiverem interesse em contar com uma visita dos Palhaços da Alegria devem entrar em contato com o telefone (18) 996713850 ou 991701140 para mais informações. O trabalho é voluntário.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bezerra de Menezes promove bazar beneficente

Com o objetivo arrecadar fundos para manter atendimentos gratuitos a comunidade, a Associação Bezerra de Menezes de Presidente Prudente irá promover amanhã (24) e sexta (25) um Bazar Beneficente.

Serão direcionadas roupas, calçados e bijuterias. Os objetos foram arrecadados a partir de doações, e serão vendidos a preços acessíveis.

O Bazar irá ocorrer das 10 às 12 horas, na sede da Unidade Hospitalar da Associação Bezerra de Menezes, que fica localizada na Estrada Bezerra de Menezes KM1, próximo ao pesqueiro Zói D’água (sentido aeroporto).
Doações


Quem tiver interesse em ajudar, de alguma outra forma, pode entrar em contato com a instituição a partir do telefone (18) 3902-4111. Para doações o horário de atendimento é das 8 às 14h.

O Hospital é mantido pela Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Hospital promove Páscoa para pacientes

Paciente se veste de coelhinho e faz a alegria dos idosos
Nesta semana os cristãos se preparam para celebrar a Páscoa, a morte e a ressurreição de Cristo. Muitos aproveitam para viajar e rever suas famílias, porém essa não é a realidade de pacientes que estão em tratamento.

            Com o objetivo de manter o espírito da Páscoa, e a alegria do convívio familiar, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promoveu eventos durante esta semana para seus pacientes e incentivou a presença das famílias.

            Foram dois dias de bailes, na manhã de ontem e hoje (17). Os eventos contaram com a participação de cerca de 300 pessoas, entre pacientes, moradores, colaboradores e familiares.

            Adriana Ramos da Luz, 35, é irmã de um dos pacientes, para ela o evento proporciona alegria e a animação para os atendidos. “Embora meu irmão não participe muito, a gente vê que o hospital está sempre promovendo algo diferente para ele, e isso é bom”.

            Neste ano quem se fantasiou de coelhinho da Páscoa foi um dos pacientes. Os moradores receberam ovos de páscoa, com direito a música ao vivo.

            De acordo com o psicólogo, Guilherme Simonsen, na psiquiatria manter vínculos é essencial. “Pacientes mais felizes e motivados aceitam melhor o tratamento, promovendo assim o bem-estar.”

            Ainda estão programadas gincanas durante toda à tarde de hoje e um almoço especial de Páscoa no domingo (20).

“Continuamos prestando um atendimento de qualidade, de forma que a crise que enfrentamos não atinja os serviços aos pacientes e famílias atendidas”, afirma o diretor administrativo, Mauro Galhiane.


Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Hospital conta com participação das famílias na Páscoa

           
Arquivo AI / Alana Pastorini
 O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente, em alusão a Páscoa, irá promover durante essa semana uma programação diferenciada para seus pacientes, e conta com a participação das famílias para tornar a semana ainda mais especial
.

            A programação terá início amanhã às 8h30, no Recanto. Já a festa para os demais pacientes será no dia 17/4, no mesmo horário. A festa será no Salão da Terapia Ocupacional, ambos os eventos contam com a participação das famílias com pacientes internados na entidade.

            De acordo com a médica psiquiatra e diretora clínica, Michelle Medeiros Lima Salione, assim como as demais datas festivas, a Páscoa tem um significado muito especial.

            “Em decorrência das doenças, os laços familiares podem se tornar mais difíceis, por este motivo precisam ser reforçados e incentivados”, afirma Salione.

            Ainda no dia 17/4 a animação da festa ficará por conta do cantor e tecladista, Toninho do Teclado. Haverá a participação do Coelhinho da Páscoa e distribuição de bombom.

            As visitas ocorrerão normalmente após o evento, onde os familiares poderão entregar presentes e ter um momento em particular com seus parentes.


            O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes é mantido pela Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitos a partir do SUS (Sistema Único de Saúde) e depende principalmente da ajuda da comunidade para manter a qualidade de seus serviços.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)

terça-feira, 8 de abril de 2014

Campanha do Agasalho é lançada em Prudente

           
Diversas autoridades participaram do lançamento
 
A Unidade Hospitalar da Associação Bezerra de Menezes de Presidente Prudente participou do lançamento da Campanha do Agasalho.

            O lançamento da Campanha foi no último dia 4, já os mutirões devem sair entre os dias 10 e 17 deste mês.

            As equipes de voluntários visitarão diversos bairros da cidade. Quem tiver interesse em participar deve separar os agasalhos em sacolas para facilitar o trabalho das equipes. “Os voluntários vão estar identificados com coletes”, afirma a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, que representou o hospital durante o lançamento da Campanha.

            Após as doações os agasalhos serão distribuídos para pessoas e famílias carentes como também às entidades que participarem da coleta.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)