segunda-feira, 31 de março de 2014

Bezerra inaugura novos espaços terapêuticos

Espaço ao ar livre ganhará novas mesas
Os pacientes do Recanto do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes terão mais espaços dedicados às atividades terapêuticas a partir desta semana.

            Com ajuda dos pacientes foi montado um espaço dedicado às atividades ao ar livre e uma sala para as atividades em grupo.  Com mais estes dois espaços os pacientes poderão desenvolver novas oficinas, beneficiando principalmente os mais idosos.

            Segundo a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, o objetivo é utilizar a sala e o espaço para as atividades com brinquedos pedagógicos. “As habilidades cognitivas, memória, atenção, percepção visual e auditiva devem ser reforçadas.”

            Ainda de acordo com a terapeuta embora os pacientes psiquiátricos possam ter maior perda destas habilidades, com a idade, todos nós, vamos perdendo algumas percepções. “É necessário estimular para que essas perdas sejam minimizadas”, afirma.

Sala é dedicada a atividades com brinquedos pedagógicos 
            O Recanto abriga pacientes moradores da instituição, aqueles que vieram de outras instituições e possuem pouco ou nenhum vínculo familiar, todos idosos, e por este motivo precisam de atenção especial 24 horas por dia das equipes da entidade.

Grupos Terapêuticos

            De acordo com a diretoria clínica e médica psiquiátrica, Michelle Medeiros Lima Salione, a instituição aplicará novos grupos terapêuticos com mais atividades extra-hospitalar. Os novos projetos estão em andamento.

Por: Cleber Benvindo 
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes)


sexta-feira, 28 de março de 2014

Morre fundador da Associação Bezerra de Menezes

            
Dr. Pedro Tacaci / Arquivo AI
A Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes de Presidente Prudente comunica o falecimento nesta madrugada de um dos seus fundadores, dr. Pedro Tacaci, aos 80 anos.
           
            O corpo está sendo velado na Casa de Velório Athia e será sepultado hoje às 16h45 no Cemitério São João Batista.

            Dr. Pedro Tacacci era advogado e foi responsável junto com Amélia Bazan por coordenar a fundação da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes em 1963 que deu origem a uma Unidade Hospitalar, uma Creche e uma Unidade Assistencial. 


            “Nossos sentimentos à família em nome da diretoria, colaboradores e voluntários.”

terça-feira, 25 de março de 2014

Bezerra aguarda liberação de verba


         Hoje completa um mês que em reunião realizada na Secretaria do Estado de São Paulo representantes da Unidade Hospitalar da Associação Assistencial Bezerra de Menezes de Presidente Prudente receberam a promessa de ajuda à instituição, porém a entidade ainda aguarda a liberação da verba.

            Na reunião foi prometida uma ajuda “imediata” de 500 mil e seis parcelas de 200 mil reais para adequações solicitadas pelo governo.

            “Sem ajuda a entidade permanece com o pedido de descredenciamento com o SUS”, afirma o diretor administrativo, Mauro Cesar Galhiane.

                        A Unidade afirma que está tentando negociar com o Sistema Único de Saúde (SUS) desde agosto do ano passado, além de ações anteriores de diálogo. Sem a devida atenção às necessidades da entidade foi protocolado um pedido de descredenciamento com o SUS na Diretoria Regional da Saúde (DRS XI) no dia 17/2.

            “Temos projetos terapêuticos que vem de acordo com as novas propostas do Ministério da Saúde, estrutura, mas queremos que nosso atendimento continue sendo um atendimento de qualidade. Se houvesse um melhor diálogo isso seria bom para todos”, afirma Galhiane.

             Questionado sobre as famílias que deixaram de ser atendidos caso o descredenciamento se efetue a entidade reforça que os serviços como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foram criados como forma de substituição à internação psiquiátrica.

            A diretoria da Unidade afirma que em nenhum momento quer deixar de atender às famílias que dependem do convênio com o SUS. “Sabemos que ainda existe uma carência em serviços psiquiátricos. Nossa instituição tem experiência e estrutura para prestar novos serviços com qualidade, mas para isso acontecer precisamos de incentivos”, defende o diretor administrativo.

            Além de Presidente Prudente a Unidade Especializada em Saúde Mental atende outros 45 municípios do Oeste Paulista.


Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Associação Assistencial Bezerra de Menezes)

quarta-feira, 12 de março de 2014

Bezerra recebe doação do Fundo Social

         
Autoridades na entrega da doação em frente à Loja Havan
Presidente Prudente
 

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes recebeu na tarde de ontem (11/3)  a doação de cerca de 300 caixas de retalhos do Fundo Social de Presidente Prudente.

            Segundo a terapeuta ocupacional da entidade, Ligia Copetti, a doação será muito útil para o trabalho realizado no hospital. “Esta doação será utilizada pela nossa Oficina de Artesanato na Terapia Ocupacional, onde os pacientes poderão fazer diversos objetos”.

            Ainda de acordo com a terapeuta ocupacional os pacientes poderão fazer colchas, bonecas, almofadas, entre outros artesanatos, que depois que serão vendidos.

            A doação foi feita pelo Fundo Social a partir do direcionamento das doações recebidas das Lojas Havan de Presidente Prudente.

            A primeira dama e presidente do Fundo Social, Renata Melo, afirma que a doação leva em conta às necessidades da instituição “O Fundo Social atende emergencialmente quem nos procura, e nós usamos algumas doações que recebemos, mas dessa vez, escolhemos o hospital para beneficiar o trabalho que realiza”.

            De acordo com a gerente de vendas da loja que doou para o Fundo Social, Juliana Nava da Silva, este foi o primeiro repasse dos retalhos em Presidente Prudente, porém esta atividade já é realizada por outras 63 lojas. “Além dos retalhos as Lojas Havan já colabora com o Troco Solidário e temos o compromisso de ajudar a comunidade”.

            Estiveram na entrega da doação diversas autoridades, entre elas, o chefe de gabinete da prefeitura de Presidente Prudente, Feiz Abbud, o secretário de tecnologia, Rogério Alessi, o assessor de assuntos especiais, Luiz Abel Gomes Brondi, a presidente do Fundo Social, Renata Melo e a assistente social do Fundo de Solidariedade, Ana Maria Paião.

            Quem tiver interesse em conhecer os artesanatos produzidos pelos pacientes da instituição podem visitar a barraca na feira da Cohab todas as quintas-feiras das 8 às 10h.

            O dinheiro arrecadado será destinado à instituição para aquisição de novos materiais.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizado pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)