quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bezerra promove carnaval

            
Cerca de 200 pessoas participaram do evento
Uma mistura de Carnaval com Copa do Mundo, assim foi a comemoração do CarnaCopa na manhã de hoje no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente.

            O evento teve início às 9h e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre pacientes, familiares e colaboradores.

            De acordo com a terapeuta ocupacional, Karina Borges, o hospital cumpriu com o compromisso de levar alegria aos pacientes. “A interação entre colaborador e paciente, o convívio com as outras pessoas e o reconhecimento das diferenças é essencial para o tratamento”.

            O evento contou com a participação do cantor e tecladista Toninho do Teclado, ainda houve premiações para a melhor fantasia e animação.

            A presença de outros hospitais trouxe ainda mais diversão. O Hospital São João de Presidente Prudente participou com cerca de 20 pacientes. Já o Hospital Santa Maria de Pirapozinho também marcou presença com cinco pacientes moradoras da entidade.

            Segundo a psicóloga do São João, Giovana Garrio, o evento é importante por proporcionar um dia diferente da rotina hospitalar. “É notável a alegria que os pacientes sentem, vemos um sorriso no rosto e um brilho no olhar” afirma.


            O evento durou cerca de uma hora. No final houve a distribuição de refrigerantes aos presentes.

*Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Hospital realiza carnaval

            
Baile realizado no final do ano passado / Arquivo
O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente irá realizar amanhã o “CarnaCopa 2014” a comemoração do carnaval tem início às 8h30.

            Estão convidados às famílias com pacientes internados na instituição. O objetivo do evento é manter a interação e alegria dos pacientes.

            Segundo o psicólogo, Guilherme Simonsen, as famílias podem vir fantasiadas. “Haverá premiações para a melhor fantasia e animação” afirma.

            Ainda estão convidados os hospitais São João, Allan Kardec e Santa Maria de Pirapozinho.

            A animação do evento ficará por conta do cantor e tecladista, Toninho do Teclado.


*Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente) 

Hospital envia ofício a DRS

            
Diretoria se reúne com autoridades em São Paulo
O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente enviou na manhã de hoje um ofício ao Departamento Regional de Saúde (DRS XI) pedindo o cumprimento do acordo realizado na reunião de ontem (25) na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

            O ofício pede o pagamento imediato de 500 mil reais e as seis parcelas de 200 mil que serão pagas mensalmente. De acordo com a diretoria da entidade a verba será utilizada para as adequações solicitadas pelo governo.

            Segundo o diretor da entidade, Mauro Galhiane, caso o pedido não se efetive a entidade continuará com dificuldades financeiras e com o pedido de descredenciamento. “É apenas uma promessa, vamos aguardar que se efetive”.

            Uma das alternativas que serão tomadas é o atendimento particular. “Vamos ter que buscar novas formas de convênio para dar sustentação ao repasse do SUS”, afirma o diretor.

            O objetivo da entidade com o repasse é diminuir a quantidade de leitos psiquiátricos para 160 mantendo a qualidade dos serviços e se transformar em um Centro Integrado de Saúde Mental, com Residências Terapêuticas, Ambulatórios, Internação e uma Unidade de Álcool e Drogas.

            A ajuda da comunidade permanece muito importante para instituição, principalmente durante esse processo de transformação. “A missão da entidade é o atendimento às pessoas com transtorno mental e isso continuará baseado no amor e na caridade”, afirmou a diretora clínica, Michelle Medeiros Lima Salione.

            O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, mantido pela Associação Assistencial Bezerra de Menezes, além do hospital a instituição mantém uma creche em Presidente Prudente e serviços sociais e espirituais em sua sede.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Hospital pede ajuda

Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes busca ajuda para manter trabalho que realiza há cerca de 40 anos em Presidente Prudente e região

            Hoje (25/2) o presidente da entidade, Walter Luiz Ricci, o diretor administrativo, Mauro Galhiane e o deputado estadual, Mauro Bragato, estão em São Paulo em uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado buscando uma negociação e um acordo para a situação.

            O motivo do pedido está diretamente ligado à falta de recursos. O objetivo da entidade é se transformar em um Centro Integrado de Saúde Mental de acordo com o que prega a atual política do Ministério da Saúde, entre os projetos estão o atendimento a partir de Residências Terapêuticas, Ambulatório, Internação e uma Unidade de Álcool e Drogas. 

            “As transformações não são possíveis sem recursos”, afirma o presidente da entidade, Walter Ricci. O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes tem um déficit mensal de mais de 200 mil reais. Para manter o trabalho a entidade pede a ajuda da comunidade a partir de doações, mas o trabalho do serviço de telemarketing é insuficiente.

            No último dia 17/2 o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes protocolou junto a DRS XVI (Departamento Regional da Saúde) um pedido de descredenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

            As negociações tiveram início desde o dia 13 de agosto de 2013, até o momento sem resolução do problema a situação está se tornando insustentável para a entidade.


            Além de pessoas com transtorno mental o hospital atende também dependentes químicos, além de Presidente Prudente outras 45 cidades da região a partir de convênio com o SUS.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Horta terapêutica é adotada no Bezerra

           
Paciente faz a retirada de "ervas daninhas"
 Cuidar de hortaliças parece simples, mas no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente a atividade é levada a sério e é usada como uma forma de tratamento.

            A Horta Terapêutica é uma atividade auxiliar que ajuda na recuperação de pacientes com algum tipo de transtorno, deficiência intelectual ou dependência química.  Os pacientes, com supervisão, ficam responsáveis por plantar, colher e conservar limpo os canteiros.

            As atividades na horta trazem diversos benefícios. Segundo a terapeuta ocupacional, Ligia Sanches Copetti, entre eles, é possível notar considerável melhora na organização, responsabilidade, interação e compromisso dos pacientes que participam. “A atividade tem como objetivo direcionar a energia psíquica e motora dos pacientes, eles ficam mais calmos e isso melhora o bem estar”, afirma.

Horta Terapêutica do hospital psiquiátrico
            O resultado vai além do benefício psicológico, está presente na melhoria da alimentação, pois as verduras livres de agrotóxicos são direcionadas à cozinha e se tornam alimentos para o consumo dos próprios pacientes. “Quando em excesso é realizada uma pequena feirinha para a venda aos colaboradores e familiares a um valor simbólico”, diz Copetti.



            Um dos pacientes, Edilson, 40 – identidade reservada - afirma que durante todas as cerca de cinco internações ficou na horta. “Gosto dessa atividade, me sinto bem, além disso, me acostumei com os monitores, eles são muito atenciosos”, declara.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)