quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Colaboradoras do Bezerra fazem exames de prevenção

A facilidade e rapidez nos exames, contribuíram para adesão
 das colaboradoras
O ônibus de Prevenção ao Câncer de Presidente Prudente prestou mais de 30 atendimentos no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, entre colaboradoras e familiares.

Segundo a técnica em segurança do trabalho, Sandra Crivelari, este é o terceiro ano consecutivo que a entidade recebe o veículo. “Além de facilitar para os colaboradores, vemos isso como uma medida de conscientização e cuidado com a própria saúde”, diz.

A enfermeira, Walma Ferraz, lembra que o ônibus, além das instituições, empresas e comunidade de Presidente Prudente, atende toda a região. “O exame do colo uterino é uma medida preventiva, além disso, é importante lembrar que além do câncer, nesse exame é possível identificar o HPV.” Ela ainda enfatiza a importante participação das mulheres do hospital.

O ônibus ficou na instituição durante dois dias (segunda e terça-feira), dás 9 ás 15 horas e os resultados são esperados em até 30 dias após o atendimento. 

Se outras entidades tiverem o interesse, podem entrar em contato com a Associação do de Apoio ao Portador de Câncer, a partir do telefone (18) 3355-4944. O horário de atendimento dás 8 ás 17h30, e podem falar com Regina Garcia.

Por: Cleber Benvindo
(Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Leitura complementa tratamento hospitalar

Paciente costuma ler todos os dias durante a internação
A leitura estimula a fantasia, enriquece o conhecimento, criatividade a atenção, concentração e a memória. 

Segundo o psicólogo, Guilherme Simonsem, esta atividade é muito importante. “Se um paciente incorpora a leitura a sua rotina de vida, ele tende a ter uma diminuição da ansiedade e da prática de outras atividades menos saudáveis”, afirma. 

Já de acordo com a assistente social, Izabel Santelo, uma das principais colaborações é a inclusão social dos pacientes a partir da informação.

Durante a permanência no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, o paciente, Fernando (identididade reservada), já leu cinco livros, quando acha algo interessante ele costuma fazer resumos. “Atualmente estou lendo O analista de Bagé – livro de Luis Fernando Veríssimo - em outra internação eu li outros livros e até mesmo tenho uma pequena coleção em casa”, diz.

O hospital mantém uma biblioteca para pacientes e um ponto de incentivo a leitura, entre eles funciona na sala de espera da instituição um espaço para a troca de livros. As famílias podem trazer e levar livros durante as visitas.

Embora o termo biblioterapia – terapia por meio dos livros - ainda não seja efetivamente o trabalho que o hospital desenvolve, visto que existe um profissional específico para esta atividade e uma individualização nas indicações de livros, existe uma seleção geral de obras mais indicadas, dando prioridade a poesia, literatura e filosofia.


 “Os livros selecionados não podem fazer apologia ás drogas ou agressividades desnecessárias”, afirma a terapeuta ocupacional, Valéria Cristina.

Por: Cleber Benvindo
(Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pacientes apresentam produtos em feira de Prudente

Amanhã alguns dos pacientes do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, estarão na feira da Cohab em Presidente Prudente, das 7h ás 10h30. 

Os interessados poderão ver e comprar alguns dos produtos produzidos pelos pacientes. São vendidos objetos como caixinhas, portas trecos, casinhas de cachorro, guardanapos e almofadas, entre outros artesanatos.

Os pacientes serão acompanhados pela auxiliar de enfermagem e monitora da terapia ocupacional, Jucimara Campos. Segundo ela, a atividade é realizada há vários anos pela entidade e já percorreram diversas outras feiras.

Atualmente os produtos são vendidos na feira da Cohab, que funciona todas ás quintas e fica na rua das Palmeiras, ao lado da escola Professora Mirella Pesce Desidere.

Todo o valor arrecadado com a venda é direcionado à compra de materiais para produção de novos produtos.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente)

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Hospital promove capacitação em Psicopatologia

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes irá promover a partir da próxima quarta-feira (14) uma capacitação em Psicopatologia, para as equipes técnicas e auxiliares de enfermagem da instituição.

Segundo a médica psiquiatra, Tathiana Del Poço, o objetivo da capacitação é melhorar a comunicação, contribuindo de forma direta com o tratamento dos pacientes. “Isso irá refletir nos prontuários, pois com todos falando a mesma língua fica mais fácil indicar e sugerir mudanças no tratamento com decisões em conjunto com a equipe.”

Ainda segundo a médica o curso será feito em duas partes. Entre os assuntos abordados inicialmente estão relacionados ao exame psíquico (atenção, orientação, pensamento, fala, tipos de humor, senso e percepção, etc..) e posteriormente as doenças mentais.

A auxiliar de enfermagem, Edileuza Maria, diz que o curso será muito positivo. “Nós que solicitamos, pois a forma que o médico vê nem sempre é como enxergamos o mesmo problema”.

Recentemente a entidade reformulou o modelo em que as reuniões clínicas eram realizadas, na última semana elas passam a ser ainda mais centradas no paciente e na sua realidade.

O curso terá duração máxima de 30 minutos e será realizado todas ás quartas-feiras a partir dás 9h.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Comunicação do Hospital Bezerra de Menezes)