Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Alunos da Unifadra visitam o Hospital Bezerra de Menezes

O psicólogo Guilherme Simonsem e a professora  dra. Alexandra Rosseto

O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente recebeu hoje (30/04), 17 alunos da Faculdade de Psicologia das Faculdades de Dracena (Unifadra).
Os alunos cursam a disciplina Saúde Mental e Coletiva e estão no 7° termo. De acordo com a professora e doutora em psicologia clínica e da saúde, Alessandra Rosseto, a atividade busca diminuir a visão dos alunos de uma imagem estigmatizada e negativa que foi criada sobre os hospitais psiquiátricos.

Prática e teoria devem caminhar juntas. Segundo Alessandra, a faculdade realiza a visita a outras instituições relacionadas ao tratamento psicológico e psiquiátrico para conhecer de perto o trabalho que é realizado por cada tipo de entidade. “Os alunos têm a possibilidade de ter uma atividade prática, além das teorias apresentadas em sala de aula”.

Os alunos também deram suas opiniões. Marcelo Matiole, que é aluno de psicologia diz que se sentiu satisfeito por conhecer a entidade. Mesmo depoimento foi compartilhado pelas alunas Carol Marin e Juliana Duarte. “A teoria, às vezes, nos assusta, mas aqui nós podemos ver que eles possuem um ambiente bastante livre e acolhedor”.

Foram quase duas horas de viagem. São cerca de 110 km que separam a cidade de Presidente Prudente a Dracena.

Quem quiser conhecer o hospital é possível fazer agendamento de visitas. Para isso, basta entrar em contato com Andreia Berçonato (Recursos Humanos), a partir do telefone (
18) 3902 - 2111, de segunda à sexta-feira das 8h às 12 horas.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Bezerra de Menezes de Pres. Prudente-SP)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bezerra realiza mutirão há mais de cinco anos



 A psicóloga, Elza Akashi, na última sexta-feira (26), recolhendo objetos com pacientes
Os resultados podem ser notados. Nos últimos cinco anos não foram confirmados nenhum caso de dengue no Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente. A técnica de segurança do trabalho e colaboradora da medicina do trabalho, Sandra Crivelari, diz que “a conscientização é a principal ferramenta que nós usamos na prevenção da dengue, dos colaboradores e também dos pacientes”.
Um trabalho em equipe. Atividades como a limpeza e cuidado com o descarte do lixo são fundamentais. Antes de sair a campo, existe a conscientização sobre o motivo e como será realizado o mutirão. Responsáveis por cada equipe explicam aos pacientes, quais são os objetos que podem acumular água, desde garrafas plásticas a papéis de bala. Depois disso, os pacientes e colaboradores percorrem todo o ambiente hospitalar.
A periodicidade é o que mantém o controle. O trabalho é feito na última sexta-feira de todos os meses e precisa da participação de todos.
A realidade local é preocupante. Os números de casos de dengue em Presidente Prudente de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) chegaram a 1.706 casos só este ano segundo o último levantamento.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

CIPA se reúne no terceiro dia de treinamento

A enfermeira, Lilian Andréia, e a terapeuta ocupacional, 
Valéria Korozawa, fazem a liberação das vias aéreas na 
simulação de um atendimento emergencial

Iniciado o treinamento da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O curso vai até sexta-feira (26), após as atividades os colaboradores poderão identificar melhor os riscos de cada setor e sugerir melhorias físicas e/ou comportamentais.

O conteúdo é teórico e prático. O objetivo é proporcionar conhecimentos que serão aplicados no dia a dia dos profissionais, além de oferecer as técnicas necessárias para a prestação dos primeiros socorros de forma correta.

Por: Cleber Benvindo
(Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa)

terça-feira, 23 de abril de 2013

Hospital inicia vacinação contra gripe

Colaboradores participam da vacinação
Será realizado hoje e amanhã (24/04)  para colaboradores do Hospital Bezerra de Menezes a vacinação contra a gripe (Influenza / H1N1). 
A entidade segue as exigências do “Dia D de Mobilização Nacional” contra a gripe. Segundo a técnica de segurança do trabalho, Sandra Regina, a previsão é imunizar cerca de 180 pessoas.
A vacinação já é realizada desde 2002 no hospital.  Com início às 10 horas da manhã de hoje e término previsto para às 16 horas de amanhã, ela é voltado aos colaboradores, visto que estes fazem parte do grupo prioritário.
O grupo prioritário é composto por idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes no período de 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e doentes crônicos, além dos profissionais da área da saúde como é o caso do hospital. 
Segundo dados parciais do Ministério da Saúde já foram imunizados cerca 432 mil trabalhadores na área da saúde, o que representa apenas 12,67 % deste público alvo.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ditinha comemora hoje 112 anos


Às vésperas de completar 112 anos, Benedita, que está no Recanto dos Velhinhos do Hospital Bezerra de Menezes (Ala de Tratamento Especial – A.T.E), desde 1973, se prepara para mais uma festa organizada pela instituição, hoje (19/04) às 9h30, para pacientes, com direito a bolo e refrigerante.
Benedita foi transferida de Franco da Rocha (SP), ela é chamada carinhosamente como Ditinha. A idosa chegou ao Hospital com problemas preocupantes como desnutrição e desidratação. Hoje, apesar da idade avançada e por se comunicar com bastante dificuldade, é uma pessoa saudável. Segundo William Nascimento, técnico em enfermagem que a cerca de um ano tem um contato muito próximo com a idosa, é necessário uma atenção rigorosa com os banhos e a medicação.
Apesar de falar muito pouco, é notável a atenção que é dada a idosa. De acordo com a psicóloga Mari Ângela Ferreira, que há 26 anos atua no Hospital, “o principal motivo da longevidade dos pacientes é o carinho e respeito pelo qual são tratados.”
A A.T.E foi fundada em 29/11/1973. Foi a primeira construção do complexo que abriga hoje o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. O “Recanto dos Velhinhos” possui 61 idosos, entre homens e mulheres, a maioria com pouco ou nenhum vínculo familiar. É um dos únicos da região a contar com o atendimento de pacientes com transtornos mentais.
Ditinha e o técnico em enfermagem William Nascimento no "Recanto dos Velhinhos"
  


terça-feira, 16 de abril de 2013

Hospital busca transformações no atendimento a saúde mental



Seminário realizado no dia 10/04 é um exemplo
do novo modelo de gestão
O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente, representado pelo diretor administrativo Mauro Galhiane, participará amanhã, a partir dás 09 horas da quinta etapa do Programa de Incentivo à Transformação para os Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo.
O evento irá ocorrer no Hospital Thereza Perlatti, na cidade de Jaú-SP. Segundo Galhiane, que é coordenador da área de Saúde Mental da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), o Hospital Bezerra de Menezes é o primeiro a servir como referência nesse trabalho de transformação.
Nessa etapa serão discutidos a Capacitação em Planejamento Estratégico. Desde o dia 21/03 deste ano o hospital realiza treinamento com seus colaboradores para implantação de uma Gestão Sustentável.
Realizado em parceria com a Pró Saúde Mental que tem como missão a melhoria da qualidade de vida de portadores de transtornos mentais e comportamentais, por meio da transformação das organizações de saúde, o Programa busca uma gestão mais participativa e humanizada. 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Hospital Bezerra de Menezes tem nova Cipa


Aberto o lacre e o cadeado, iniciou-se a apuração dos votos
Com 182 votos válidos, sendo apenas cinco nulos e seis brancos, foi eleita a nova Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente, com mandato de um ano. A eleição ocorreu na manhã de ontem (11/04) e o resultado já foi divulgado. Os integrantes tomarão posse no dia 9 de maio. Segundo Marcelo Henrique Furini, presidente da Comissão Eleitoral, “tudo transcorreu bem, sem maiores problemas”.
O papel da Cipa, formado por representantes dos funcionários e da instituição, é de buscar melhoria das condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho, ouvindo as necessidades dos empregados e empregadores.
Marcos Santana de Souza, 34, auxiliar de enfermagem da Ala de Tratamento Especial (A.T.E), diz que “todos têm a nossa confiança, mas como é aqui que eu tenho um maior convívio é mais fácil eleger um representante local para cobrar melhorias.”
As ações da comissão são regulamentadas pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) em seus artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora número cinco (NR-5).

Resultado

Iniciado o processo de eleição no dia 8 de março, os funcionários puderam se candidatar, mas a votação só foi realizada do dia 8 deste mês, com participação dos funcionários de todos os turnos.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Saúde e bem-estar é tema de palestra na "Segunda Semana de Qualidade de Vida"

 Colaboradores do Hospital Bezerra de Menezes participam das atividades
Buscando a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores o Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente deu início hoje, (08/04) a “Segunda Semana de Qualidade de Vida”.

Uma das áreas na psicologia que visa o bem-estar é a psicologia positiva. A psicologia positiva é uma área que cresceu nos últimos anos segundo a psicóloga Camélia Mansão,38, “ela – psicologia positiva – tem um olhar virtuoso para a vida e visa cuidar do problema antes de sua manifestação”. Alguns dos problemas que ela visa cuidar já estão no cotidiano de muitas pessoas, tais como a depressão o estresse e transtornos da ansiedade, que podem ser provocados até mesmo nos ambientes de trabalho.

Com uma linguagem simples, e propondo atividades práticas os participantes puderam entender alguns conceitos para relacionamentos mais saudáveis. Para a costureira Francisca de Oliveira, 30, a palestra foi muito positiva, segundo ela “tem tema que a gente não entende, mas esta palestra foi esclarecedora.”No final os colaboradores puderam verificar a pressão arterial e tiveram orientações médicas.

A professora orienta os participantes “Não explique só a patologia, pense no bem- estar” Carmélia Mansão é Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e coordenadora da iniciação científica, além de atuar também na liga de pesquisa no curso de Medicina da mesma universidade.

Confira a programação

Ainda haverão outras atividades. A programação que vai até Sexta-feira (12/04),reserva ainda na Terça (09/04) a partir dás 08:00 horas uma palestra sobre Nutrição e Saúde. Na Quarta (10/04) haverá uma conversa com os colaboradores também a partir dás 08:00 horas.Quinta-feira (11/04) a palestra será sobre Sintomatologia das doenças no mesmo horário, e ás 13 horas o tema será sobre Hipertenção Arterial, esta voltada aos pacientes. Na Sexta-feira (12/04) haverá um Café da Manhã, encerrando as atividades da Semana. O público-alvo são todos os colaboradores.