sexta-feira, 27 de julho de 2012

Hospital recebe R$10 mil de campanha solidária

Alana Pastorini  

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente recebeu ontem o cheque no valor de R$ 10 mil reais, provenientes da campanha troco solidário promovido pelas lojas Havan.
O diretor administrativo do hospital, Mauro Galhiane e o gerente da Havan, em comemoração a entrega do cheque

Representante da Havan e do Bezerra

O gerente da Havan de Prudente, Sandoval Moura Pinto, explica que esta iniciativa é ponderante no sentido de fazer o bem aos mais necessitados: “conseguimos conscientizar uma pequena parcela da sociedade, que ajudar o próximo é gratificante”.

Funcionária do Bezerra participa de reportagem

A recepcionista do Hospital Bezerra de Menezes - PP, Letícia Mangusso, foi protagonista de uma matéria realizada ontem, 26 de julho de 2012, pela TV Fronteira. O cunho da reportagem era sobre o aumento do número de mulheres dirigindo motocicletas em Prudente. Segue o vídeo completo para quem não pode acompanhar.      
         
                 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Bezerra é destaque na imprensa local

Na sexta-feira, dia 20 de julho de 2012, a filiada da rede Globo, a TV Fronteira de Presidente Prudente -SP, exibiu a reportagem sobre a terapia assistida por animais que o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes vem realizando com os pacientes. Para quem não pode acompanhar a matéria, segue o vídeo completo.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bezerra promove maratona de palestras

Alana Pastorini

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promoveu durante os dias 17 a 20 de julho a 18° Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Sipat.

A agenda foi preenchida com vários profissionais, que ministraram assuntos relacionados à qualidade de vida e segurança no trabalho.

Na terça-feira (17), o palestrante e instrutor teórico e prático de direção, Givanildo Rocha Pereira, expôs sobre as principais causas de acidente no trânsito suas consequências e também sobre o comportamento inadequado no trânsito.

“O trânsito é fonte de stress, e diante disto, devemos tomar medidas defensivas e cautelosas, não esquecendo que paciência e atenção são fundamentais para uma boa convivência no transi to”, ressalta o instrutor.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bezerra promove curso de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio

Alana Pastorini

Na sexta-feira, dia 13 de julho de 2012, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promoveu o 1° Curso de Formação Teórico e Prático em Primeiros Socorros e Combate a Incêndio.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Hospital utiliza animais em trabalho de terapia

Alana Pastorini

Desde 20 de junho o Hospital Psiquiátrico Bezerra  de Menezes de Presidente Prudente utiliza um bezerro, batizado de Obama, para o tratamento com pacientes.


O proprietário do bezerro, o barbeiro do hospital, Valdecir Ferreira dos Santos e o paciente.

Há um ano e meio, o hospital vem apostando nesta terapia que começou com o Pépe, um Golden Retriver.
Pépe brinca com o paciente

A terapia que usa animais é denominada de terapia assistida por animais. De acordo com a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, esse tipo de ação consiste em envolver serviços profissionais da área médica e de outras, onde o animal é utilizado como motivador afetivo para os pacientes. 

“O intuito deste trabalho é de melhorar a qualidade de vida do indivíduo, proporcionando vários benefícios emocionais, como: amor incondicional e atenção, espontaneidade das emoções, redução da solidão, diminuição da ansiedade, alegria, troca de afeto,expressão dos sentimentos, entre outros”, revela.

O contato com o animal é um a forma de expressar os sentimentos
A terapeuta, explica ainda que a iniciativa de usar animais como forma de tratamento, veio a partir de um estudo realizado por ela e pela terapeuta ocupacional, Valéria Cristina de Oliveira Kurazawa.

De acordo com Ligia, a ideia de utilizar um bezerro na terapia assistida, surgiu ao verificar que quando os pacientes realizavam as caminhadas, toda terça-feira, eles sempre passavam próximo ao bezerro, que fica pastando na colônia em frente ao hospital, local onde residem alguns funcionários. Lá, eles sempre pediam para interagir com o boizinho, aos poucos avaliou-se que a interação entre o animal e os pacientes era de grande importância e que trazia resultados positivos. “Os pacientes adoram brincar com o Obama, eles ficam tão felizes, é uma troca afetiva gratificante”, revela Ligia.



Ligia, enfatiza que os resultados alcançados com o uso do cão  e do bezerro foram favoravéis. “O que eu observo entre os pacientes, é que eles ficam mais calmos, mais afetuosos, mais receptivos e principalmente menos agitados, também ressaltando que a pessoa responsável por cuidar do Pépe, cria mais responsabilidade e aprende a cuidar do próximo”, analisa.

O contato com o cão diminui a depressão e reforça a auto-estima

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Hospital promove a 37° festa junina

Alana Pastorini

O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente realizou na terça-feira (26) o Arraiá do Bezerra de Menezes no salão da TO (Terapia Ocupacional). No encontro participaram os hospitais São João e Allan Kardec de Prudente.


Quadrilha de São João

Casamento caipira
 De acordo com a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, cerca de 200 pessoas estiveram presentes, entre pacientes, familiares e funcionários da instituição.


Na quinta-feira (28), o hospital realizou a festa junina para os 60 idosos da ATE (Ala de Tratamento Especial), o Recanto dos Velhinhos,

Quadrilho da ATE
A mãe de um dos pacientes, que participou na terça-feira da festa, conta que achou tudo muito bonito e bem organizado. “Meu filho fica admirado com a festa. Como eles não podem sair de dentro do hospital, pelo menos eles têm algumas confraternizações para se distrair e comemorar”.

A nutricionista, Lorena do Amaral, conta que para as duas festas foram produzidos cerca de 400 algodões doces, 550 pedações de bolo de fubá, 650 cachorros quentes, 400 paçocas, entre outras comidas típicas de festa junina.
Funcionários se caracterizaram  para a festa

O diretor administrativo, Mauro Galhiane, explica que o objetivo central da festa é o de resgatar os valores culturais, o real significado da Festa de São João.

“Esses encontros buscam despertar nos pacientes sentimentos e lembranças, é uma alegria instantânea para eles, e isto faz parte dos métodos terapêuticos”, diz.

A diretora clínica, Michele Lima Salione, expõe que essses a participação da família da é muito importante,pois é um momento para resgatar os vínculos fragilizados.

Funcionários e pacientes do Recanto dos Velhinhos
“É uma alegria para os pacientes. Percebemos o entusiamo e motivação dos nosso pacientes moradores”, relata Michele.