sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aniversariante do mês

Nome: Cristiane Gonçalves Siqueira dos Santos
Função: auxiliar de cozinha
Lazer: Ver novela, passear no shopping
Sonho: ver meu filho escalado para a seleção brasileira, hoje ele é meia no Grêmio Barueri
Tempo de serviço: desde 1997


Aniversariantes do mês

Nome: Maria Nilda Costa
Data de nascimento: 20/06
Função: auxiliar de limpeza
Lazer: Ler a biblía
Sonho: comprar um carro novo
Tempo de serviço: 18 anos e 5 meses




Nome: Maria de Fátima Filho
Data de nascimento: 29/06
Função: auxiliar de passanderia
Lazer: Ver novela
Sonho: ver minha filha formada
Tempo de serviço: desde 1995






















segunda-feira, 25 de junho de 2012

Hospital Psquiátrico realiza festa junina

Alana Pastorini

Amanha (26), o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente promoverá a festa junina para os funcionários, pacientes e seus familiares. O evento será no salão da TO (Terapia Ocupacional), às 13h30.

De acordo com a terapeuta ocupacional, Valeria Cristina de Oliveira Kurozawa, os hospitais São João e Allan Kardec de Prudente e o Santa Maria de Pirapózinho foram convidados para a confraternização.

Ela revela ainda que, a festa terá barracas de comidas típicas, barraca de pescaria, argola e o som fica por conta do Toninho do Teclado e Onofre  o Sanfoneiro.

“A festa terá casamento caipira e a famosa quadrilha de São João. Os pacientes adoram, ficam super contentes”, expõe a terapeuta.


Ainda de acordo com Valeria, os pacientes participam da organização da festa, opinam sobre a comida, ajudam na confecção de bandeirinhas e de enfeites.
Programação

Na quinta-feira (28), é a vez os idosos do Recanto dos Velhinhos, a ATE (Ala de Tratamento Especial) comemorar a festa junina.

A festa deles terá abertura às 13h40, com apresentação da quadrilha de funcionários e pacientes. A banda Chuá-Chuá animará a festa.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Série: quem faz o Bezerra

Alana Pastorini

“Trabalhar em prol dos mais necessitados é a nossa missão”

O diretor administrativo do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente, Mauro Cesar Galhiane, 50, que trabalha na instituição há três anos e quatro meses, define a função como desafiadora: “Trabalhar em uma instituição filantrópica é algo que muda a sua vida. Quando deixei a iniciativa privada, onde meu esforço resultava em lucro para o enriquecimento de apenas um grupo de pessoas e passei a trabalhar para os menos favorecidos, minha vida tomou um rumo mais digno e isso me faz muito bem”, finaliza.

Mauro e sua esposa Valquíria Piffer Galhiane
O administrador concilia a vida profissional com a de voluntário na sua igreja e com a família. Ele conta que o mais gratificante na instituição é o trabalho em equipe. Este que é todo voltado para atender e beneficiar os mais necessitados.

“Só que trabalhar com o 3° setor tem seus desafios: lidar com a falta de incentivo público, privado e com o preconceito são fatores que temos que superar a cada momento. Mas eles são vistos como desafios e agentes de motivação para buscarmos a excelência em nosso atendimento”, expõe.

E para finalizar, Mauro argumenta sobre as recompensas: “quando prestamos um bom atendimento aos nossos pacientes, proporcionamos a eles bem estar, o que nos gera a sensação de missão cumprida”.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Hospital recebe doação de agasalhos

Alana Pastorini

O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente foi beneficiado pela Campanha do Agasalho da  Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

A entrega das roupas ocorreu na quarta feira (20), no espaço cultural “Professor Agripino”. A ação foi realizada pela responsável pelo departamento de Recursos Humanos, a psicóloga Fátima Cristina Luiz Leonardo. Os agasalhos serão destinados aos 240 pacientes da instituição.

Os representantes do hospital, o administrador, Mauro Cesar Galhiane e o auxiliar técnico de segurança do trabalho, Erielton da Silva Santos, foram receber os donativos.
                               
                                Foto: Mariana Tavares

A assessoria da Unoeste, explica que as peças foram arrecadadas pelos próprios funcionários e alunos. A ação acorreu no campus I e II.

De acordo com a psicóloga, esta não é a primeira vez que a universidade contribui com a entidade. “Conhecemos a seriedade do trabalho desenvolvido na associação”, salienta. “Os funcionários se mobilizaram, inclusive, alguns setores fizeram questão de ter a caixa da campanha no departamento. É uma demonstração de solidariedade que, com certeza, contribui no crescimento pessoal de cada um. Nossa intenção é ampliar a cada ano, pois todos podem participar inclusive alunos, professores e comunidade em geral”, pontua.


O administrador da associação ressalta que toda doação é muito bem-vinda e que a iniciativa da universidade vem suprir uma das necessidades. “Atendemos muitas pessoas carentes, atendidas pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Por isso, precisamos de ajuda o ano todo. Agasalhos, por exemplo, são essenciais, pois muitos dos atendidos chegam com pouca roupa de frio, e quando sujam fica difícil”, salienta. Galhiane reforça que até as roupas que não estão muito boas para o uso, são utilizadas no projeto de terapia ocupacional. “São tecidos que se transformam em outros produtos. Os pacientes fazem bonecos, ou até aproveitam para fantasias de festas temáticas, como a festa junina”.

Mauro destaca neste contexto de voluntariado a falta de participação do poder público: “as instituições filantrópicas que trabalham na área da assistência a saúde, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sofrem consequências do descaso das políticas públicas desenvolvidas em nosso país. Nosso sistema político, claramente criou uma estrutura baseada na corrupção que gera a desassistência em todas as suas instâncias. Neste sistema, as consequências mais nocivas ficam impostas aos menos favorecidos, que por falta de estrutura social e cultural, se permitem aceitar condições impostas com requinte de desumanidade inacreditável. Mais cruel ainda é que, a desagregação de valores produz uma conformidade social capaz de tornar as pessoas insensíveis aos acontecimentos”.

E finaliza agradecendo a Unoeste e a todos os voluntários que ajudam a instituição.
“Ao recebermos doações como esta, realizada por instituições que cultivam valores capazes de resgatar nas pessoas a visão humanizada que necessitamos em nossa sociedade e fator gratificante, capaz de nos motivar a continuar a árdua tarefa de lutar pelos menos favorecidos”.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Bezerra faz campanha Adote uma árvore

Alana Pastorini

Para comemorar o mês do meio ambiente a instituição organizou várias ações: palestra sobre sustentabilidade, plantio de árvores e o processo de coleta seletiva interna.

Nesta semana, o hospital recebeu mudas de árvores do Horto Florestal de Prudente. O objetivo desta ação, segundo a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, é de estimular práticas socioambientais. 
Cerca de 50 mudas foram doadas pelo Horto Florestal

A terapeuta explica que as mudas serão destinadas aos 18 departamentos, entre eles: administração, telemarketing, rouparia, manutenção, recepção, farmácia, TO (terapia ocupacional), fisioterapia, entre outros. Ligia reforça: “o objetivo central, além de ajudar a preservar o meio ambiente é de mostrar aos funcionários que eles são agentes sustentáveis e responsáveis pela natureza”.

A comissão de sustentabilidade formada pelos colaboradores o auxiliar técnico de segurança do trabalho, Erielton da Silva Santos, a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti e a estagiária de jornalismo, Alana Pastorini, será responsável por monitorar o desenvolvimento das mudas e orientar os cuidadores da sua responsabilidade e de propagar o conhecimento e a importância de se preservar o verde.
Cada departamento terá sua muda e  uma placa de identificação

MEMÓRIA 

No dia 5 de junho, o hospital promoveu a palestra sobre sustentabilidade, “Pense Verde: Consumo Consciente”. O evento reuniu colaboradores e o palestrante, professor de gestão de qualidade do Senac, Éder Wendel Bataliotti. “Esta foi apenas uma das ações que estamos preparando, temos objetivos de promover durante todo o ano, obras conscientizadoras”, expõe a terapeuta.

O auxiliar técnico de segurança do trabalho, Erielton da Silva Santos, explica que a instituição possui um projeto interno de coleta seletiva e que já estão se mobilizando para colocar em prática.

“Nós ganhamos a doação de 12 latões que serão usados para confeccionar as lixeiras da coleta, e estamos estudando os melhores pontos para frisar a angariação do lixo”, analisa Erielton.
Os latões serão transformados em cestos de lixo
Ele explica ainda que, os próprios pacientes terão participação efetiva neste processo. Eles serão orientados sobre a coleta e também ajudarão a confeccionar os cestos de lixo.

“Queremos promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais”, conclui a terapeuta.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Hospital imuniza contra H1N1

Neste mês, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente iniciou a campanha de vacinação contra a influenza A H1N1para os funcionários.

A técnica de segurança do trabalho, Sandra Regina, afirma que já foram imunizados 70 colaboradores da lista de 150 pessoas.

A auxiliar de enfermagem, Maria Balbem,  recebe a vacina  contra a gripe pela  técnica de segurança do trabalho, Sandra Regina

No mês de maio, de acordo com a supervisora de enfermagem, Silvia Maria Mio, cerca de 96 pacientes, estes moradores da instituição, foram vacinados pela Vigilância Epidemiológica de Prudente.

“O objetivo é a proteção e cautela contra a gripe, uma vez que precisamos conscientizar um número cada vez maior de funcionários, para que a cada ano haja uma diminuição da incidência do vírus e das doenças respiratórias e suas consequências que, podem ser prevenidas pela imunização”, afirma a técnica.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aniversariantes do dia

Nome: Maria Helene de Souza Queiroz
Data de nascimento:11/06
Função: auxiliar de nutrição
Tempo de serviço: 1981
Lazer: ver TV
Sonho: ver meus filhos sempre com saúde e felizes




Nome: Yara Regina da Silva Oliveira
Data de nascimento:11/06
Função: assistente social
Tempo de serviço: junho 2009
Lazer: passear
Sonho: construir uma família feliz
Defina em uma palavra o seu trabalho no hospital: compromisso




Nome: Manoel Pedro da Silva
Data de nascimento:11/06
Função: manutenção
Tempo de serviço: 1979
Lazer: ver jornal
Sonho: conquistar uma saúde melhor



sábado, 9 de junho de 2012

Palestra sobre sustentabilidade conscientiza colaboradores

Alana Pastorini

Na terça-feira (05), o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente e para suscitar a data promoveu um encontro entre colaboradores e o palestrante, professor de gestão de qualidade do Senac, Éder Wendel Bataliotti. O tema desenvolvido para o evento foi: “Pense Verde: Consumo Consciente”.


Eder explicou sobre o que é sustentabilidade e o modismo que envolve o conceito: “todo mundo acha bonito a palavra, mas não entendem bem o que é, nem o que fazer para ajudar. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável”.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aniversariante do mês

Nome: Ligia Copetti
Função: terapeuta ocupacional
Sonho: morar no litoral
Lazer: happy hour com os amigos
Data de nascimento: 03/06

"Ser feliz não significa que tudo é perfeito....
Significa que você decidiu olhar além das imperfeições."

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia Mundial sem Tabaco mobiliza hospital

Alana Pastorini

Na quinta-feira (31), no Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Presidente Prudente promoveu uma palestra para comemorar a data. Na ocasião, o palestrante, médico pneumologista e diretor da DRS-XI (Diretoria Regional de Saúde), Paulo Roberto Mázaro, pontuou sobre os malefícios do uso da nicotina, suas consequências e tratamento. O encontro reuniu pacientes e funcionários.

De acordo com o pneumologista, o cigarro pode causar câncer de garganta, língua, traqueia e pulmão. Ele reforça que, as pessoas que mascam fumo também estão propensas a desenvolver câncer oral e de estômago. Mázaro, alerta que o uso da nicotina diminui o bom colesterol e aumenta o ruim.
Cerca de 50 pessoas, entre pacientes e funcionários, participaram do encontro

“Quem fuma prejudica seu corpo por inteiro, pois o cigarro atinge todo o organismo, causa dependência química, psíquica, além de diminuir sua capacidade física, e não podemos esquecer que o cigarro causa o envelhecimento precoce da pele”, afirma.