quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Hospital é destaque em programa local

A  diretora do hospital e psiquiatra,  Michelle Medeiros Lima Salione, esteve presente no programa da Neusa Matos falando sobre o nível de certificação que o hospital está.

Quer saber mais sobre a certificação:
http://bezerrademenezespp.blogspot.com/2012/01/bezerra-ganha-certificacao-prata.html


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Hospital inicia programa de conscientização

O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente iniciou o programa de Diálogo Diário de Segurança (DDS), no qual o auxiliar de técnico de segurança do trabalho, Erielton da Silva Santos, coordena semanalmente assuntos relacionados à saúde, conscientização e prevenção de acidentes aos funcionários.

Erielton conscientiza os funcionários da cozinha

O auxiliar expõe que toda semana os assuntos se diferem. Dessa vez, o assunto é sobre assédio e danos morais.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Adriana Cristina vence concurso

A ganhadora da frase mais criativa do concurso do Dia Internacional das Mulheres, realizado entre os dias 1º e 15 de fevereiro, foi Adriana Cristina da Silva, com a frase: "Ser mulher é... saber ser forte e humilde, jamais esquecendo de que somos todos iguais e nascemos de uma mulher".



Adriana, que trabalha na limpeza do hospital, ganhou um dia de transformação no Instituto Embelezze, no dia 2 de março. Ela terá direito a maquiagem, pintura, corte, hidratação, manicure, pedicure, depilação completa e escova progressiva.



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Hospital é destaque no Super Útil


Veja a matéria completa sobre a certificação Prata que o hospital recebeu. Programa Super Útil, da Band, exibido em 06 de fevereiro de 2012.

Hospital participa do troco solidário


A rede de lojas de departamentos Havan promove parceria com o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente, através da campanha Troco Solidário.

Ao passar pelos caixas, o cliente é informado da ação e posteriormente convidado a doar centavos do troco para a campanha. A ação será semestral e cada cidade passará a beneficiar duas entidades por ano.




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Hospital realiza atividades físicas com pacientes

Pacientes do Hospital Bezerra de Menezes recebem atendimento com profissionais das áreas de Educação Física e Fisioterapia.


Esses tipos de assistência garantem melhoria física dos atendidos, em especial, dos acamados, como no caso da ala do Recanto dos Velhinhos.(ATE).

De acordo com o monitor de atividades físicas, Renato Siviero, todas as quintas feiras ele realiza atividades físicas totalizando 25 pacientes, incluindo cadeirantes. “Nessas atividades componho um cronograma de jogos de argola, de bola, de derrubar latas”, diz. O monitor pondera também, que nas terças feiras ele acompanha um grupo de idosos que fazem caminhadas, em total de 10 pessoas.

O monitor explica que toda semana ele muda seu cronograma de atividades físicas. “Diariamente os pacientes praticam alguma atividade. Temos caminhada, relaxamento, musculação com pesos adaptados, que seriam feitos com garrafas d água e jogos de futebol aos sábados”, afirma.






sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Baile de carnaval reúne hospitais da região



O Hospital Psiquiátrico de Presidente Prudente (SP) realizou seu baile anual de carnaval que reuniu mais de 200 pessoas, incluindo pacientes, funcionários e familiares.  Três hospitais participaram da festa, Allan Kardec e São João de Presidente Prudente, e o Santa Maria de Pirapozinho.

A festa teve início às 8h30, com pacientes e funcionários fantasiados. Durante todo evento, os pacientes dançaram, se divertiram e interagiram com os pacientes dos outros hospitais.

Segundo a terapeuta Ocupacional Valéria Cristina de Oliveira Kurozawa, foram distribuídos 16 certificados. Oito, para os foliões mais animados, seis, para as fantasias mais criativas e dois, para a fantasia mais bonita entre os funcionários.

O monitor de atividades físicas, Renato Siviero e o monitor da TO (Terapia Ocupacional), Marcos Constante, ganharam certificados de fantasia mais criativa e o folião mais animado.
                             
                                           Funcionários que se destacaram através da originalidade

A assistente social do hospital Santa Maria, Sonia Barros Correia, conta que os pacientes se divertem muito. “Eles chegam ao hospital relatando tudo que aconteceu lá, uma alegria só”, afirma.

A terapeuta ocupacional do Allan Kardec,Patricia Mente, analisa que esse tipo de atividade é uma ótima oportunidade de interação, não só com os pacientes, mas sim a comunidade em geral, ela inda fala que todos os anos o hospital participa.

Uma das mães dos pacientes, Teresa Francisca do Amaral, 68, afirma que achou a festa muito bonita e criativa, explicando que isso ajuda na recuperação dos pacientes. “Assim eles se distraírem e ficam mais felizes”, diz.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Hospital promove baile de carnaval


O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes de Presidente Prudente (SP) promove amanhã (15/02) Baile de Carnaval, com o tema “Piratas da Folia".

Segundo o diretor administrativo, Mauro Galhiane, todos os pacientes devem participar, incluindo os familiares e funcionários do hospital. Alguns idosos doRecanto dos Velhinhos, também participarão.

O baile começa às 8h30, com entrega, às 9h40, de certificados para a fantasia mais criativa e o folião mais animado. O final da folia está previsto para 10h30.

Os hospitais Allan Kardec e São João, ambos de Prudente e o Santa Maria de Pirapozinho, foram convidados para a festa.

O músico responsável, Edmilson Pequeno, que todos os anos traz as melhores marchinhas de carnaval, promete alegrar os foliões.

Segundo a terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, os pacientes adoram a iniciativa e ficam animadíssimos com a festa.  “Os pacientes são fantasiados e os que veem de outro hospital também participam diretamente na animação”, diz


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hospital tem pacientes com mais de 100 anos

Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente que desde sua fundação trabalha sob o lema “Amor e Caridade”, proporciona a seus pacientes, ambiente sadio e humanizado.  Este trabalho ao longo dos anos apresenta seus frutos em forma de longevidade a muitos que ali estão internados, alguns com idade superior a 100 anos.

 A Ala de Tratamento Especial (ATE), conhecida como Recanto dos Velhinhos, foi fundada em 29/11/1973, como área destinada a idosos, dois anos após, em 1975, iniciou-se a construção do hospital psiquiátrico. O recanto há 39 anos é destinado ao atendimento em regime de internação de pacientes idosos portadores de doença mental do sexo feminino e masculino. Ao todo são 63 pacientes, entre homens e mulheres, acima de 60 anos, sendo dois deles com mais de 100 anos.

Benedita de Souza, conhecida como Ditinha pelos funcionários, natural de São Paulo,foi transferida  em 1973 pelo Hospital Franco da Rocha (SP). No dia 19 de abril de 2012, completará 111 anos, sendo 39 anos como moradora do hospital.




 Já Maria Lima de Araújo, foi transferida em 1979 e no dia 07 de julho fará 105 anos. Ambas não têm vínculo familiar.

A terapeuta ocupacional, Ligia Copetti, pondera que dona Maria gosta muito de passar receitas culinárias para os funcionários. “Eu adorava ficar sentada conversando com dona Maria, ela me passava receitas, jogávamos dominó e baralho”, afirma.    

A diretora clínica do hospital e psiquiatra, Michelle Medeiros Lima Salione, explica que na maioria desses casos não há um vínculo familiar e se há, ele está fragilizado, sendo assim a família destes pacientes é o próprio hospital. “Nós tratamos esses pacientes com todo o amor, carinho e afeto que eles necessitam, cuidamos deles como membros da família. É uma satisfação tê-los conosco durante todos esses anos”, afirma.

A médica analisa que o sucesso desta longevidade é o trabalho de humanização, respeito e equipe multiprofissional capacitada para cuidar dos pacientes.

Denomina-se Equipe ATE, o grupo responsável pelo tratamento dos idosos portadores de doenças mentais. É composta por um médico psiquiatra, um médico clínico, um assistente social, uma psicóloga, uma terapeuta e uma auxiliar ocupacional, 30 auxiliares de enfermagem e duas enfermeiras.

“O recanto é um ambiente onde são acolhidos os pacientes que necessitam de cuidados especiais, aqueles pacientes com maior dificuldade de andar, mais dependentes”, explica a assistente social, Yara Oliveira.

Segundo ela, o recanto tem projetos que visam o lazer e qualidade de vida dos pacientes. “A cada dois meses os pacientes são levados a passeios, eles vão ao shopping center, feiras, Terra Park, circo, entre outros. Há atividades sócio recreativas; mensalmente temos festas, seja para comemorar um aniversário ou alguma data significativa,” explica.

Yara relata ainda, que a maioria dos pacientes não possui famílias, esse vínculo, não chega a 10 %, sendo o hospital o único responsável por eles.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hospital promove concurso para funcionárias



O Hospital Bezerra de Menezes de Presidente Prudente pensando na valorização, auto-estima e bem estar dos seus funcionários promove  concurso para o Dia Internacional da Mulher, em parceria com o Instituto Embelleze de Presidente Prudente.

O concurso consiste na seguinte avaliação: cada funcionária terá o direito de completar a frase sobre a data alusiva que começa com “Ser mulher é...”

A frase mais criativa ganhará no dia 2 de março de 2012, sexta-feira, um dia de transformação no Instituto Embelleze, localizado na Rua Tenente Nicolau Mafei, 357, 1° andar, centro; a partir das 10h.

A vencedora terá direito as seguintes transformações: maquiagem, pintura, corte, hidratação, manicure, pedicure, depilação completa e escova progressiva. 

As frases devem ser entregues até o dia 15 de fevereiro de 2012, às 14h, na urna da ouvidoria localizada na sala de cartão de ponto. O resultado será divulgado dia 24 de fevereiro até às 18h.

Segundo a médica psiquiatra, Samara Boin Araújo, que faz parte da comissão julgadora do concurso, este tipo de iniciativa traz grandes resultados e benefícios para os funcionários. “O profissional se sente valorizado e isto é um estímulo para ele também”, afirma.